Certamente você já olhou pro céu em uma noite clara, e encontrou um anel completo ao redor da Lua. E se olharmos com mais atenção, esse anel ao redor da Lua se parece com um arco-íris, e não há dúvidas: é algo lindo de se ver! Mas o que causa esse efeito?
O anel ao redor da Lua, chamado de Halo Lunar, é causado pela refração da luz lunar (que na verdade é o reflexo do Sol) através de cristais de gelo suspensos na atmosfera superior, entre 5 e 10 km de altitude. E nem precisa ser inverno pra isso acontecer. Mesmo em noites quentes o anel ao redor da Lua acontece, pois as temperaturas nessas altitudes são abaixo de zero em qualquer época do ano. Geralmente eles são vistos com nuvens cirrus, as nebulosidades finas em grandes altitudes.
Os cristais de gelo têm uma forma hexagonal, o que significa que qualquer luz que passa através delas irá sempre refractar a luz, ou dobrar-se no mesmo ângulo. A luz da Lua que atravessa uma faceta de cristal de gelo é refratada exatamente a um ângulo de 22 graus.
Halo solar e halo lunar. Duas fotos feitas no mesmo lugar (Suécia), separadas por 10 horas.
Créditos: APOD / Göran Strand
Créditos: APOD / Göran Strand
É claro, a atmosfera é preenchida com um número incontável de cristais, todos refratando a luz da Lua em diferentes sentidos, mas em algum momento, um número enorme desses cristais se acumulam na posição certa para refratar a luz na direção de seus olhos. Na verdade você está vendo apenas a luz refratada pelos cristais que estão alinhados na sua direção (no seu local específico). Alguém que está poucos metros ao seu lado está vendo uma outra versão de halo, assim como acontece com os arco-íris.
Geralmente o tamanho desse anel é de 22 graus, o mesmo tamanho de sua mão aberta com seu braço estendido. Como comparação, a Lua em si tem o tamanho da ponta do seu dedo mindinho ao estender seu braço. O tamanho de 22 graus corresponde ao ângulo de refração da luz lunar.
E por que o anel ao redor da Lua parece com arco-íris?
Nós vemos uma arco-íris ao redor da Lua porque as diferentes cores são refratadas em ângulos ligeiramente diferentes. Isso é exatamente o que acontece com um arco-íris. A luz da Lua é dividida em cores separadas, porque cada cor é refratada em um ângulo diferente, e então você vê as cores separadas como em um arco-íris.
Existem outros efeitos de luminosidade relacionados com a Lua, como por exemplo a Paraselene, ou Moon Dog como é conhecido em inglês, onde podemos ver pontos brilhantes em qualquer um dos lados da Lua, quando ela está na fase Cheia e próxima do horizonte.
Moon Dog no Alasca, EUA. Créditos: Sebastian Saarloos
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Em certas condições, especialmente na região dos pólos, onde os cristais de gelo ficam mais próximos da superfície, podemos ver um Pilar de Luz, ou Pilar de Lua.
Pilar de Luz / Pilar de Lua
Créditos: AntAntarctic
Créditos: AntAntarctic
A luz reflete os cristais de gelo próximos da superfície, criando um raro e belo evento no horizonte. O mesmo efeito também acontece quando o Sol está próximo do horizonte em condições específicas.
Imagens: (capa-Rob Sparks) / Göran Strand / Sebastian Saarloos / AntAntarctic
28/01/16
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
BELA MATÉRIA, ESSE FIM DE SEMANA PASSADO ACONTECEU ESSE BELO FENÔMENO AQUI NA CIDADE ONDE MORO (PATROCÍNIO-MG), FOI MUITO BONITO. MUITAS PESSOAS MAIS VELHAS TÊM UM CERTO CETICISMO PARA COM ESSE FENÔMENO. MAS É SÓ EXPLICAR DE MANEIRA MAIS SIMPLES, QUE ELES PASSAM A ADMIRÁ-LO.
ResponderExcluirQue legal essa matéria, pois já vi esse fenômeno e não sabia o que era, nem minha esposa acreditou em mim quando falei o que tinha visto ,agora vou provar pra ela que o fenômeno existe, valeu mesmo.
ResponderExcluir'Alguém que está poucos metros ao seu lado está vendo uma outra versão de halo..." Achei isso interessante.
ResponderExcluirDas várias vezes que vi este fenômeno, a última foi dia 14 de Janeiro, perto da meia-noite, na cidade de Quinze de Novembro, RS. Aqui no RS este fenômeno é associado à queda de granizo que acontece geralmente no dia seguinte, mas não aconteceu onde eu estava. Parabéns aos redatores pela matéria tão linda e tão clara.
ResponderExcluirInteressante
ResponderExcluiré aliança que Deus fez com noé que nunca mas vai destruir a terra com água.
ResponderExcluirDeus não existe
ExcluirMinha esposa me perguntou o que seria isso...vimos semana passada a aqui em Andaraí-BAHIA. Eu pude explicar a ela que seria a presença de cristais de gelo. Ela ficou impressionada.E realmente muito lindo. Queria tirar a foto mas não ficou legal.
ResponderExcluirAcho que vou dar uma de cientista la em casa (rs).
ResponderExcluirAcho que vou dar uma de cientista la em casa (rs).
ResponderExcluirVi hoje achei incrível DEUS e maravilhoso!!
ResponderExcluirBom, eu vi um círculo de arco-íris em volta do Sol, mas não sei se é normal!
ResponderExcluirEu vi hoje aqui no RJ, lindo!
ResponderExcluirEm 2005, Vi esse Anel de Luz na Noite do Dia 09/12 e Agora Ficei Surpreso ao Ver como Isso Acontece.
ResponderExcluirAcontece mais frequentemente aqui na minha cidade o anel ao redor do Sol
ResponderExcluirQuando estava no ginásio o Prof: de Geográfia disse q quando isso acontecia era pq em algum lugar do Planeta estava acontecendo uma grande tempestade! Nada a ver.
ResponderExcluirSempre quiz saber o pq isso ocorre e qual a razão. Graças a esse excelente site que eu adoro hoje tenho a certeza o pq desse fenômeno acontecer.
Aprendi a admirar este círculo quando era criança com o meu avô, que aprendeu com o Pai dele, meu bisavô, que quando esse círculo aparece na lua, é sinal que a chuva vai cair. rs. Uma vez eu observei o mesmo círculo ao redor do sol também, era um sol de meio dia, formou-se como um arco iris redondinho. Muito belo, mas nunca mais vi, só uma vez. Parabéns pela matéria.
ResponderExcluirAcabei de ver aqui dá janela do quarto dos meus filhos, e muito lindo de se ver😍
ResponderExcluirEstá acontecendo agora na minha cidade
ResponderExcluirIguaba grande Rio de janeiro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHj aqui em Mundo Novo Mato Grosso do Sul aconteceu esse fenômeno. Hoje é dia 22/07/2018 virando para 23/07/2018
ResponderExcluirHoje dia 23/07/2018 aconteceu o solar e a noite o lunar! Muito lindo!
ResponderExcluirLembrando moro no Rio de Janeiro
Excluiresta acontecendo agora aqui na minha cidade fiquei um pouco comedo por que nunca tinha visto augo assim antes e vim pesquisar mais é muito lindo...
ResponderExcluirEstou vendo agora aqui em Salvador. Perguntei a minha irmã, comentou que não estava vendo nada. Lua rosa por aqui!
ResponderExcluir6 de maio de 2020 acabei de ver um círculo em volta da lua
ResponderExcluirEstou vendo agora (31/01/2021) em Cáceres MT, nunca tinha visto e vim pesquisar
ResponderExcluirEu também acabei de ver esse fenômeno é muito lindo (halo lunar )😍
ResponderExcluirEstou vendo agora, aqui no interior do MT. Lua linda no céu com um círculo maravilhoso, se for sinal de chuva, como alguns disseram, será muito bem vinda
ResponderExcluirMuito interessante essa matéria, agora a noite meu neto vou o arco íris circular, ele ficou tão admirado, que resolvemos pesquisar, mais um conhecimento adquirido!!!!👍
ResponderExcluir