No dia 21 de março, o cometa 252P/LINEAR fará sua máxima aproximação com a Terra, e algumas horas mais tarde, no dia 22 de março, outro cometa chamado P/2016 BA14 também faz sua máxima aproximação com a Terra. São 2 cometas que estão nos visitando praticamente ao mesmo tempo! E olha que não é qualquer aproximação. O último evento desse tipo aconteceu a 246 anos atrás!
E pra você não perder esse espetáculo histórico, teremos 2 transmissões ao vivo aqui em nosso site, uma cortesia do projeto Virtual Telescope.
Transmissão ao vivo dos cometas - reprise
A partir das 18h00 (pelo horário de Brasília) nos dias 21 e 22 de março, teremos transmissões ao vivo aqui em nosso site (logo abaixo), com imagens ao vivo feitas a partir de telescópios, mostrando esses 2 cometas históricos. Para não perder as transmissões ao vivo, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe um alerta quando eles estiverem próximos.
ATUALIZAÇÃO - 22/MAR às 19h00
As transmissões ocorreram com sucesso, e tivemos a chance de observar os dois cometas ao vivo, a partir de telescópios controlados remotamente na Itália, uma cortesia do Projeto Virtual Telescope. Confira logo abaixo a reprise da transmissão do dia 22:
Conheça também o site oficial do projeto Virtual Telescope.
Os cometas 252P/LINEAR e P/2016 BA14 passarão a 5.3 e 3.4 milhões de km da Terra, respectivamente, e não oferecem risco de colisão com o nosso planeta. Astrônomos acreditam que, na verdade, tratava-se apenas de um único cometa, que se fragmentou formando outro corpo, já que ambos realizam a mesma órbita ao redor do Sol, no mesmo período de tempo.
Nos dias 21 e 22 de março, será possível observar esses dois cometas utilizando pequenos telescópios, ou binóculos. Clique aqui para ver a carta celeste, e conferir as dicas de como encontrar os dois cometas no céu noturno.
Outra grande aproximação como essa, dos dias 21 e 22 de março, talvez aconteça novamente apenas dentro de alguns séculos. Pode ser que essa seja a maior aproximação que veremos entre um cometa e a Terra. Uma chance única!
O cometa que mais se aproximou do nosso planeta foi o Lexell, que chegou a apenas 2.2 milhões de km da Terra no dia 1° de julho de 1770. O Cometa Lexell foi descoberto por Charles Messier, mas foi o matemático Anders Johan que calculou sua órbita, o que justifica seu nome.
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / divulgação
21/03/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nao vejo a hora de ver !!! Muito top ........
ResponderExcluirobs: Da carona p Dilma rsrsr
estou aqui pronto pra ver o/
ResponderExcluirQue horas vai ser?
ResponderExcluirQue horas vai passar?
ResponderExcluirTambém quero ver
ResponderExcluirTambém quero ver
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCadê a transmissão?
ResponderExcluirUe cadê ?
ResponderExcluirQuase meia noite e nada de transmissão
ResponderExcluirEsperar o dia amanha as 18:00 horas haha!!
ResponderExcluirda pra ver olho nu do lado da lua ainda
ResponderExcluirsó aguardando :)
ResponderExcluirNão consegui ver nada. Ficou travado
ResponderExcluirVi hoje ao vivo e em pessoa, o cometa passou exatamente em cima de Porto Alegre/RS. Muito lindo. Me senti tão pequeno. Sua passagem por aqui durou 8s
ResponderExcluirNão vi nada :-(
ResponderExcluirNão vi nada :-(
ResponderExcluirVi nada também
ResponderExcluirVi nada também
ResponderExcluirNa vdd a aproximação maxima efetuada foi em novembro do ano passado, em que um meteoro passou a 34mil km da terra... Uma distância muito menor do que a de os satélites que orbitam a terra que é de aproximadamente 37mil km
ResponderExcluirEu vi uma noticia hoje procedente da Nasa que fiquei meio assustado , o tal cometa 2016 BA14 tem 1km de diãmetro, vigi...imagine esse treco passando perto da terra.
ResponderExcluir