Um asteroide com tamanho considerável vai passar próximo da Terra nos próximos dias, mas os astrônomos não têm certeza até agora do que pode acontecer, ou qual a distância exata dessa grande aproximação.
As últimas observações sugerem que o asteroide 2013 TX68 de 30 metros, chegará a 5 milhões de quilômetros da superfície da Terra no dia 8 de março de 2016, disseram os pesquisadores da NASA. Mas também é possível que a rocha espacial chegue muito, muito mais perto, até cerca de 24.000 km do nosso planeta, o que é mais próximo do que os satélites geoestacionários! 5 milhões de quilômetros para 24 mil quilômetros é muita diferença!
Anteriormente já havíamos publicado uma matéria com informações e curiosidades sobre o asteroide 2013 TX68, mas desde então, muita coisa mudou, como por exemplo a data da máxima aproximação, quando acreditava-se que seria no dia 05 de março, mas na verdade será no dia 08 de março (até onde se sabe).
Ilustração artística de asteroide próximo da Terra.
Créditos: ESA
Créditos: ESA
Apesar de toda a incerteza, os pesquisadores envolvidos nos cálculos afirmam que não há razões para temer uma catástrofe. Inicialmente, acreditava-se que o asteroide iria atingir seu ponto mais próximo da Terra no dia 5 de março. Mas, ainda segundo especialistas, a rocha espacial não tem chance de atingir a Terra nesta passagem, ou em qualquer futura aproximação que ela faça no próximo século.
"Não há nenhuma preocupação em relação a este asteroide, a menos que você tenha interesse em observá-lo com telescópio", disse Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA, no laboratório de Propulsão a Jato. "As perspectivas para observar este asteroide, que não eram muito boas, agora ficaram ainda piores, já que as chances apontam que ele passará muito longe do nosso planeta, o que deve fazer com que ele fique ainda mais escuro do que pensávamos anteriormente", disse Paul.
2013 TX68 foi descoberto em outubro de 2013 por astrônomos que trabalham com o Catalina Sky Survey, no Arizona. O asteroide orbita o Sol a cada 780 dias ou mais. Em 2013, essa mesma rocha espacial passou pela Terra a uma distância de 2 milhões de km. No entanto, as observações do asteroide permanecem limitadas, o que explica a incerteza de sua órbita.
E se o asteroide colidir com a Terra no dia 08 de março?
Como a própria NASA diz, não há chances de colisão, porém, caso acontecesse, o asteroide 2013 TX68 não é muito grande. e não causaria danos globais ou continentais. A maioria dos pesquisadores acreditam que os asteroides devem ter pelo menos 1.000 metros de largura para causar problemas para a humanidade em uma escala global.
Imagem real do asteroide que explodiu sobre Chelyabinks, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013.
Créditos: Tuvix72 / YouTube
Créditos: Tuvix72 / YouTube
Apesar disso, a colisão entre o asteroide 2013 TX68 com a Terra seria dramática. O asteroide provavelmente explodiria acima da superfície, antes mesmo de tocar o solo, causando uma onda de choque duas vezes mais potente do que aquele criada pelo evento de Chelyabinsk em 2013, que danificou edifícios e feriu cerca de 1.500 pessoas na cidade russa de mesmo nome.
Segundo especialistas, o evento de Chelyabinsk foi causado por um objeto próximo da Terra que tinha apenas 20 metros de diâmetro... o asteroide em questão tem 30 metros de largura. Ainda assim, mesmo que ele colidisse com nosso planeta, o mais provável seria que ele caísse sobre algum dos oceanos, e não acima de uma cidade populosa.
Coincidentemente, no mesmo dia 08 de março teremos outros 2 grandes eventos astronômicos: um Eclipse Solar Total e a máxima aproximação de Júpiter. Antes de mais nada, devemos lembrar que isso não passa de uma coincidência, e os três eventos não estão relacionados. Será "apenas" um dia um pouco conturbado e cheio de surpresas para nós, apaixonados pelo céu!
Fiquem atentos para mais informações a qualquer momento.
Fonte: NASA / NEO / JPL
Imagens: (capa-NEO/JPL) / ESA / Tuvix72 / Youtube
04/03/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
esperar para ver!
ResponderExcluirComo a humanidade é patética e desapontante. Esperam tudo pela resposta da NASA e esta diz o que quer. É muito mais fácil se preocupar com a produção de armas e/ou que a desgraça é enviada por um ditador celeste cujas faculdades mentais são mais deterioradas que a nossa do que unir-se para colaboração global, monitoramento e defesa deste tipo de ameaça. Nossa evolução moral e técnica é de amargar e de chorar.
ResponderExcluirMeu caro, se pensa que a NASA é a unica muito se engana, sempre usamos a nasa como source pela transparência mas existem sim outras agencias como a chinesa a russa só que as informações e mesmo a exposição delas são muito mais complicadas de se obter com precisão! Realmente imagina que toda a Europa com seus países e orgulho dependeriam dos EUA?? Não preciso nem dizer dos que se "opõe" aos EUA.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCara, ele não estar em constelação nenhuma. Esse asteróide vai estar np nosso sistema solar, mais precisamente perto da terra, porém ele só vai ter a chance de ser visível caso de aproxime de mais da nossa atmosfera, porém como foi dito na matéria, por ser muito pequeno ele não oferecerá risco para a humanidade em grandes escalas, já que com seu tamanho de 30 metros, no máximo ele explodiria no ar numa área desabitada. Só lembrando que a chance de uma aproximação desse tipo é remotíssima, porém se acontecer, não precisamos nos preocupar muito.
ExcluirEle será visível por telescópios ? E a olho nu ? Em qual constelação?
ResponderExcluirSe cair que caia em Brasília.
ResponderExcluirSe cair que caia em Brasília.
ResponderExcluirNão vai adiantar! Os políticos nunca estão lá, ainda mais num dia como esse.
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkk.... pura verdade....!!!!!!!!
ExcluirSe o fim do mundo chegar, espero que dê tempo de postar:”partiu” no Facebook.
ResponderExcluirGaleria do Meteorito, boa noite. Até que ponto podemos acreditar em tudo aquilo que a NASA diz? Se realmente estivéssemos em rota de colisão com este asteróide, seríamos avisados? O que dizem as outras agências espaciais? Com outras agências citadas na matéria, vocês conquistariam ainda mais credibilidade. Fica a dica. Abs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO asteróide já fez a maior aproximação ONTEM!
ResponderExcluira Nasa mente mais que Politico Brasileiro.
ResponderExcluirEla disse que não cairia meteoros na Terra nos próximos cem anos, depois que ela disse essa mentira caio um meteoro na rua em 2013, e continua caindo pelo mundo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFoi um asteroide em 1º lugar e em 2º ninguém conhece todos os objetos NEO(Near-Earth-Objects) nem mesmo as agências espaciais, ñ é fácil detectar algo com diâmetro de 20 metros com rota para o meio da Rússia.
ExcluirSou Astrofísico e Terraplanista.
ResponderExcluirSou fundador da Agencia Espacial Evangélica do Brasil ( A.E.E.B. ).
ResponderExcluirAlguém filmou ou sabe do vídeo da passagem ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirse caisse tinha virado notícia .....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir