Os astrônomos revelaram qual é o planeta "mais excêntrico" já visto no Universo. O exoplaneta chamado HD 20782b, está localizado a cerca de 117 anos-luz de distância e foi descoberto em 2006. Porém, um novo estudo lançado na revista The Astrophysical Journal, sugere que ele é mais extraordinário do que se pensava.
O planeta tem a aparência semelhante a de um cometa, e orbita sua estrela mãe como tal, segundo o Dr. Stephen Kane, astrônomo da Universidade Estadual de São Francisco, e principal autor do estudo.
"A maioria dos planetas, incluindo aqueles do nosso próprio Sistema Solar, têm órbitas circulares em torno de sua estrela", comenta Dr. Stephen. Mas o planeta HD 20782b tem uma órbita altamente alongada de 597 dias, e durante seu máximo encontro com sua estrela, ele quase encosta nela!
Órbita do exoplaneta HD 20782b comparada com as órbitas dos planetas rochosos do Sistema Solar. Créditos: Richard Cardial |
Os pesquisadores não sabem como e porquê o exoplaneta tem essa órbita tão bizarra. Poderia ser algum tipo de interação gravitacional com outro planeta, ou algum outro corpo celeste. Sua órbita altamente elíptica surpreendeu a todos.
"A ideia de que um planeta gigante poderia existir nessas condições extremas é difícil de imaginar", disse Stephen. "Meus colaboradores e eu estudamos o objeto por muito tempo para descobrir se a situação é tão extrema quanto parecia."
O Dr. Stephen e seus colegas notaram flashes de luz que ascendiam a atmosfera do planeta enquanto ele orbitava sua estrela, então eles usaram um telescópio espacial para coletar esses dados de luz, cronometrando os flashes com suas observações. Ao detectar as alterações de brilho, eles puderam medir a distância do planeta da sua estrela, bem como a forma de sua órbita.
"O que descobrimos é que trata-se da órbita mais excêntrica já encontrada. Além disso, o planeta tem rápidos piscares de luz quando faz a máxima aproximação com sua estrela", disse Stephen. "é um objeto fascinante!"
Ilustração artística. Créditos: NASA
Agora, os pesquisadores esperam continuar suas observações para entender melhor sobre a interação do planeta HD 20782b com sua estrela durante a máxima aproximação.
"Quando vemos um planeta como este, em uma órbita tão excêntrica, pode ser difícil tentar explicar como isso aconteceu", disse Stephen. "Vamos entender como o planeta se aquece e se esfria, e descobrir se este processo está destruindo sua atmosfera. Encontrar mais planetas como o HD 20782b nos dará as respostas para essas perguntas."
Além disso, entender como funcionam os exoplanetas, e descobrir como ocorrem suas evoluções, pode nos ajudar em questões sobre o nosso próprio planeta, e quem sabe, entender melhor como será seu futuro.
Fonte: HuffPost
Imagens: (capa-ilustração/NASA) / Richard Cardial / NASA
07/04/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
qual a localização desse exoplaneta? é muito interessante a sua órbita.
ResponderExcluirEsse planeta está localizado na constelação de Fornax a 117 anos luz de distância.
ExcluirIsso mesmo Light Soul. Muito obrigado pela contribuição! Um grande abraço!
Excluirtem uma matéria na revista galileu que diz que um astrônomo brasileiro descobriu uma estrela com 99% de oxigênio. faz uma matéria ai explicando pra gente por favor.
ResponderExcluirVamos pesquisar sobre o assunto. Obrigado pela sugestão Mario Farias! Abraços!
ExcluirNa verdade, eles se referem a essa porcentagem relacionando apenas com a superfície da estrela. De todo o modo é algo surpreendente e talvez inédito nas descobertas da astronomia.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmo quando postam sobre exoplanetas !! Fiquei surpresa com esse ! Uma pena que não podemos ter fotos deles ainda... O Universo e seus mistérios...
ResponderExcluir"Nibiru" de outro sistema?
ResponderExcluirnibiru!
ResponderExcluir