Quando ele foi descoberto em 4 de dezembro de 2013, pelo Observatório PanSTARRS, os sinais indicavam que ele seria um cometa diferente. Primeiramente foi visto a 8.9 UA da Terra (1 Unidade Astronômico equivale a distância média entre a Terra e o Sol) próximo da órbita de Saturno, e logo pensamos que em meados de 2016, quando ele estivesse mais próximo, haveria uma grande chance de podermos avistá-lo com certa facilidade. E 2016 chegou!
O cometa C/2013 X1 PanSTARRS passou pelo periélio (ponto mais próximo do Sol) no dia 20 de abril de 2016, chegando a 195.5 milhões de quilômetros da nossa estrela (1.3 vezes a distância da Terra do Sol). E todos nós sabemos que é nesse momento, durante seu encontro com o Astro Rei que os cometas sublimam, tornando-se mais brilhantes.
Cometa C/2013 X1 PanSTARRS em janeiro de 2016.
Créditos: Wendy Clark
Créditos: Wendy Clark
Até o mês de maio, o cometa C/2013 X1 PanSTARRS pode ser visto nos céus do hemisfério norte, e agora ele está chegando nos céus do hemisfério sul, e poderá ser visto através de binóculos.
Outra boa notícia é que, de acordo com especialistas, o Cometa X1 PansSTARRS deve se tornar mais brilhante do que a magnitude aparente de +8, e em breve deve ultrapassar o cometa 252/P LINEAR como o cometa observável mais brilhante da atualidade.
Como observar o cometa C/2013 X1 PanSTARRS
Para observadores do hemisfério norte, ainda dá tempo de encontrá-lo. Nessa região do globo ele pode ser visto antes dos amanheceres de maio, entre as latitudes 35 norte até 70 graus sul. Mas o tempo é curto, pois o cometa já está rumando em direção ao hemisfério sul, favorecendo observadores da maior parte da América do Sul, sul da África, Oceania e ilhas próximas.
Portanto, para observadores do hemisfério sul, o cometa já começa a despontar no horizonte leste durante a madrugada. Até meados de junho, o cometa X1 PanSTARRS tende a se tornar cada vez mais brilhante, e a tomar uma posição mais alta no firmamento. Acredita-se que ele permanecerá visível através de binóculos até o fim de agosto ou setembro.
Confira qual será a trajetória do cometa ao longo das próximas semanas:
Trajetória do cometa X1 Panstarrs em maio de 2016.
Créditos: STELLARIUM Edição: Galeria do Meteorito
Créditos: STELLARIUM Edição: Galeria do Meteorito
Maio
- 15- Passa pela estrela de magnitude +4,2 Phi Aquarii
- 17- Passa pela estrela de magnitude +4,9 Chi Aquarii
- 23- Passa a 4 graus por Netuno, que está na magnitude +7,9
- 29- Passa pela estrela de magnitude +3,2 Skat (Delta Aquarii)
Trajetória do cometa X1 Panstarrs em junho de 2016.Créditos: STELLARIUM Edição: Galeria do Meteorito
Trajetória do cometa X1 Panstarrs em junho de 2016.Créditos: STELLARIUM Edição: Galeria do Meteorito
Junho
- 1- Passa pela estrela de magnitude +4,6 - 66 Aquarii
- 4- OPORTUNIDADE DE FOTOGRAFIA - passa a apenas 15 ' da famosa Nebulosa da Hélice NGC 7293
- 8- Entra na constelação do Peixe Austral
- 15- Entra na constelação do Microscópio
- 19- Entra na constelação de Sagitário
- 21- Perigeu (ponto mais próximo da Terra) a 0,64 UA (95,2 milhões de quilômetros), e movendo-se a mais de 3 graus por dia.
- 22- Entra na constelação do Telescópio
- 26- Passa pela estrela de magnitude +4,1 Zeta Telescopii
- 26- Chega na oposição (alinhamento Sol - Terra - cometa)
- 27- Entra na constelação de Ara e passa pela estrela de magnitude +3,6 Theta Arae. Atinge a sua máxima declinação ao sul, a -49 graus
- 28- Passa pela estrela de magnitude +2,8 Alpha Arae
Trajetória do cometa X1 Panstarrs em julho de 2016.Créditos: STELLARIUM Edição: Galeria do Meteorito
Julho
- 1- Pode se tornar visível a olho nu, em locais de céu extremamente escuros e longe de qualquer cidade
- 3- Cruza o equador galático norte e entra na constelação da Norma
- 4- Passes pela estrela de magnitude +4,4 Epsilon Normae
- 6- Passes pela estrela de magnitude +4,6 Delta Normae
- 9- Entra na constelação do Lobo, e passa pela estrela de magnitude +4,3 magnitude Omega Lupi
- 11 - Passa a 5 graus do aglomerado globular NGC 5986, de magnitude +7,5
- 12- Passa pela estrela de magnitude +3,2 Delta Lupi
- 16- Entra na constelação de Centauro
Agosto
- 13- Entra na constelação de Hydra
Setembro
- 3- Passa pela estrela de magnitude +4,7 - 51 Hydrae
Trajetória do cometa C/2013 X1 PanSTARRS pelo Sistema Solar interior, e sua posição
durante o perigeu (momento mais próximo da Terra, no dia 21 de junho).
Créditos: NASA / JPL / SBDB
durante o perigeu (momento mais próximo da Terra, no dia 21 de junho).
Créditos: NASA / JPL / SBDB
E lembre-se: o cometa só pode ser visto através de binóculos ou telescópios. Sua aparência quando vista através de qualquer um desses instrumentos óticos é como a de uma estrela, porém, seu brilho é difuso e não concentrado em um único ponto.
Aproveite essa oportunidade, pois atualmente não há previsões de outros cometas observáveis para 2016, pelo menos por enquanto. Mas claro: algum pode surgir a qualquer momento.
Imagens: (capa-divulgação) / Wendy Clark / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / NASA / JPL / SBDB
17/05/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
OPA JÁ VOU PREPARAR MINHAS TRALHAS AQUI PARA OBSERVAÇÃO. NESSES PRIMEIROS DIAS AGORA, A LUA DEVERÁ INTERFERIR UM POUCO. É SÓ TORCER PRA NÃO NUBLAR, E SE AQUECER BEM NESTE FRIOZINHO.ABRAÇOS\o/
ResponderExcluirNO SOLAR SYSTEM SCOPE, O COMETA ESTARÁ PRÓXIMO 'A CONSTELAÇÃO HÉRCULES, NA REGIÃO NORDESTE DO CÉU, EM TORNO DE DEZ HORAS DA NOITE DE HOJE. EU MORO NO TRIANGULO MINEIRO, NA CIDADE DE PATROCÍNIO, MG. ESSA DEVERÁ SER MINHA VISÃO A NOITE.
ResponderExcluirvocê SABE COMO FAÇO PARA OBSERVA-LO AQUI EM BLUMENAU/SC COM TELESCOPIO?
ExcluirAhan: Um chopp, uma frida, uns agasalhos, luvas, botas de couro, uma barraquinha pra 2, quatro vidros de chucrute e carne de porco com batatas assadas... o telescópio é o de menos. Esqueça o cometa e mãos à obra.
ExcluirUé,mas ele n seria visto novamente daqui a 300 anos?
ResponderExcluirExatamente. Talvez em 2316 exista reajuste salarial para o poder público e assim poderemos enfim comprar um telescópio de 40cm de abertura e fazermos o que os australianos já fazem a muito tempo atrás. Até lá a gente espera. Os ânus passam rápido.
ExcluirNão conseguir localizar ele no Stellarium, não aparece nenhum c/2013 x1 panstarrs. Tem c/2012 k1 panstarrs, c/2012 k1 panstarrs, c/2012 x1 linear... e os c/2013 não tem nenhum x1. Tem o a1, us10 e etc... alguém pode me ajudar a localizá-lo? Obrigado
ResponderExcluirJá passou André, mas pode ser também porque você precisa fazer download de mais cometas. Muitos objetos ficam disponíveis alguns dia após sua descoberta, então você deve buscar a maneira de baixar mais objetos em seu Stellarium. Não me lembro exatamente como se faz, mas dê uma olhada no YouTube, pois acredito que deva ter um tutorial por lá.
ExcluirAbraços!
Poxa, que pena, achei que ainda estaria visível no hemisfério sul com binóculos ou telescópio. Mas obrigado. Vou procurar atualizações para baixar no stellarium e aguardar que algum outro cometa passe próximo. Lembro do último cometa que observei que foi em 2007 o McNaught. Foi o mais legal e mais visível que eu vi.
Excluir