O grande objeto transnetuniano foi descoberto em 2007, por astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e é o maior corpo do Sistema Solar sem nome. Desde então seguimos num impasse, e até agora ele não foi oficialmente reconhecido como planeta anão, mas parece que a história está mudando. Dependendo das definições utilizadas, podemos considerá-lo como planeta anão ou então como um outro corpo qualquer, mas os argumentos utilizados pelos cientistas mostram que 2007 OR10 se juntará ao hall de planetas anões do Sistema Solar, junto com Plutão, Eris, Haumea, Makemake e Ceres.
Ilustração mostra que o objeto 2007 OR10 tem um tamanho maior do que Makemake e menor do que Eris.
Créditos: divulgação
Créditos: divulgação
Um dos fatores que diferencia um planeta anão de um planeta comum é basicamente o fato de não terem massa suficiente para limpar toda sua órbita, diferente dos planetas. E um dos grandes fatores que diferencia asteroides de planetas anões é que os asteroides não têm massa suficiente para adquirir um formato esférico. Portanto, é bem provável que 2007 OR10 se torne de fato o mais novo planeta anão do Sistema Solar! Mas esse nome temporário deve ser alterado.
Recentemente, um estudo publicado na revista The Astronomical Journal, liderado por Andras Pal do Observatório Konkoly em Budapeste, na Hungria, mostra que o objeto 2007 OR10 é maior do que se pensava. Anteriormente, acreditava-se que 2007 OR10 tinha cerca de 1280 km de diâmetro, quando na verdade ele parece ter 1535 km, o que representa um aumento significativo de seu tamanho.
A descoberta foi feita através da combinação de dados observacionais dos telescópios espaciais Herschel e Kepler. 2007 OR10 encontra-se muito, muito distante, cerca do dobro da distância de Plutão. Por conta disso, mesmo utilizando o Telescópio Espacial Kepler, esse objeto é visto apenas como um pequeno ponto brilhante.
Comparação das órbitas de 2007 OR10 Eris, Plutão, Netuno, Urano, Saturno e Júpiter.
Créditos: Wikimedia Commons / kheider / divulgação
Créditos: Wikimedia Commons / kheider / divulgação
Mas juntando dados observacionais do telescópio Herschel, que opera no infravermelho, foi possível determinar mais precisamente qual é a quantidade de luz refletida por ele, o que ajudou a melhorar os cálculos sobre seu tamanho real.
Além disso, os astrônomos descobriram que o poder gravitacional de 2007 OR10 também é mais intenso do que se pensava, e indícios de luz avermelhada sugerem traços de gelo de metano em sua superfície,
Ele precisa de um nome, e logo!
Agora que já se sabe mais sobre o estranho objeto, talvez seja o momento de nomeá-lo propriamente. De acordo com a convenção aceita por todos os cientistas, o nome de um objeto deve ser dado pelos seus descobridores (por honra), o que no caso, será uma tarefa de Meg Schwamb, Mike Brown e David Rabinowitz.
- Como seria viver em outros planetas? Confira nossa série especial!
- 7 mitos sobre Plutão que você deveria parar de acreditar
De acordo com Meg, "os nomes dos planeta anões contam uma história de acordo com suas características, e no passado não sabíamos muito sobre 2007 OR10 para dar um nome que fizesse justiça a suas características, mas agora estamos chegando a um ponto que possibilita nomeá-lo corretamente."
E agora? Qual será o nome do provável novo planeta anão do Sistema Solar? Se você tem uma sugestão, não deixe de registrar nos comentários!
Fonte: NASA / Space / UniverseToday / The Astronomical Journal
Imagens: (capa-ilustração/NASA) / divulgação / Wikimedia Commons / kheider / divulgação / NASA
16/05/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
ORIO
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOR-Guméra
ResponderExcluirOR-Quimera
ResponderExcluirNamekusen kkkkk
ResponderExcluirKamerri kkkkkk
ResponderExcluirX-P17 ,
ResponderExcluirredgrand,latet-21,xperian D5
X-P17 ,
ResponderExcluirredgrand,latet-21,xperian D5
Ipinc
ResponderExcluirXpery
ResponderExcluirInc
Loor
Rolisvaldo ou Lindomar
ResponderExcluirflorentina
ResponderExcluirflorentina
ResponderExcluirGoku
ResponderExcluirCaramba, onde está o Haumea, que tem formato de ovo?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVeigar seria um ótimo nome para esse planeta anão :3 Veigar e um campeão do league of legends, ele e frio e pequenininho heheh, esse planeta também hehehehe
ResponderExcluirGalileu
ResponderExcluirGalileu
ResponderExcluirOttor
ResponderExcluirTaryon
ResponderExcluirDisney (uma mente brilhante e fantasiosa)
ResponderExcluirGurinu
ResponderExcluirMorpheu
ResponderExcluirPão de batata
ResponderExcluirPão de batata
ResponderExcluirEmet Brown
ResponderExcluirrolinho de salsicha
ResponderExcluirChape
ResponderExcluirstouf guinases planet
ResponderExcluirO único nome seria "rodrigo hilbert".
ResponderExcluirPerséfone esposa de plutão/hades
ResponderExcluirHipnos: deus do sono na mitologia grega, personificação do sono, e da sonolência. Pense ele estar distante, demora muiiiito bem para gravitar o sol.
ResponderExcluirOu quem sabe, opossível o planeta 09, 10 ou 11 podem ser chamado assim...