As grandes manchas solares AR2565 e 2567, citadas aqui em nosso site na matéria da semana passada, entraram em erupção no dia 23 de julho, por duas vezes seguidas, produzindo fortes explosões solares.
A primeira explosão solar de nível M5 ocorreu as 02:11 UTC; a segunda foi ainda mais intensa, chegando ao nível M7.6 às 05:16 UTC. Ambas explosões foram as mais fortes do ano de 2016, até o momento. O observatório Solar Dynamics da NASA registrou o momento das explosões:
Os pulsos de radiação das duas explosões ionizaram o topo da atmosfera da Terra, causando um apagão de ondas curtas de rádio ao longo do Pacífico. Os mapas abaixo mostram (em vermelho) a frequência da radiação e as regiões afetadas:
Créditos: NOAA
Créditos: NOAA
Operadores de rádio amador, marinheiros e pilotos de aviões notaram as falhas de rádio.
As explosões solares foram muito fortes, e provocaram uma grande Ejeção de Massa Coronal (EMC) que foi lançada para o espaço. A parte principal dessa nuvem de plasma não irá atingir a Terra, no entanto, o nosso planeta pode sofrer um golpe de raspão das partes mais externas dessa grande nuvem. Meteorologistas espaciais da NOAA emitiram um alerta de tempestades geomagnéticas para o dia 26 de julho (próxima terça-feira).
- Qual a diferença entre explosão solar e Ejeção de Massa Coronal?
- Tempestade solar extrema: Quais as chances de um apagão mundial no futuro?
Apesar do alerta de tempestade geomagnética ter sido para o dia 26 de julho, a Terra já está enfrentando uma tempestade de classe G1 (baixa) neste exato momento, conforme o nosso planeta passa através de uma corrente de vento solar. Tanto a pequena tempestade geomagnética quanto aquela esperada para o dia 26, ambas não apresentam risco para a nossa tecnologia. Os efeitos mais esperados são as belíssimas auroras polares, especialmente no hemisfério sul onde o céu de inverno favorece a visibilidade.
Traremos mais informações a qualquer momento.
Imagens: (capa-NASA/SOHO) / SDO / NOAA
25/07/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nossa sorte aqui no Brasil, é que estávamos no lado contrário, no Youtube, o canal Space Videos estava transmitindo ao vivo essas EMC's.
ResponderExcluiro astro rei mostra sua força!
ResponderExcluirCoincidência ou não, tenho placas solares fotovoltaicas de geração de energia elétrica em casa e são monitoras. Do dia 24/07 para cá, o sistema tem batido recordes de geração diárias. A média era de 6KWh dia e subiu para 7KWh dia.
ResponderExcluirQ placas vc tem? Como mede? Eu tenho placas solares mas acho que não são boas.
ExcluirQ placas vc tem? Como mede? Eu tenho placas solares mas acho que não são boas.
Excluir