Um comunicado emitido pelo Serviço de Emergência do Governo da Califórnia, nos EUA, alerta todos os moradores do sul da Califórnia para um possível terremoto intenso que pode acontecer até o dia 05 de outubro, na famosa falha de San Andreas.
O alerta foi dado após a detecção de diversos tremores em Bombay Beach, na zona sísmica de Brawley, no sul da falha tectônica de San Andreas. A região possui um famoso lago salgado, abaixo do nível do mar, chamado Salton Sea, onde seria o epicentro dos tremores.
Salton Sea, lago de água salgada na região sul da costa oeste dos EUA, onde grande parte dos tremores foram detectados.
Créditos: Google Maps / Wikimedia Commons Clique na imagem para ampliar
As chances são reais e a probabilidade de um terremoto intenso, de magnitude 7.0 ou superior, aumentou nas últimas horas. Essa intensidade de terremoto é forte o suficiente para destruir prédios, casas e causar danos graves em regiões que estejam a centenas de quilômetros do epicentro. Quando acontece em uma área populosa (como é o caso da costa oeste dos EUA), terremotos com tamanha intensidade teriam um poder arrasador.
Alertas de terremotos ocorrem com uma frequência média de um ou dois por ano, e esse último foi emitido após a detecção de 142 pequenos tremores de magnitude 1.4 a 4.3. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), as chances de ocorrer um terremoto intenso até o dia 05 de outubro é de até 1%, e caso aconteça, poderia ser catastrófico para toda a região.
Para se ter uma ideia, em um dia comum, a falha de San Andreas tem chance de 1 em 6.000 de gerar um terremoto acima da magnitude 7.0, portanto, com o drástico aumento da probabilidade para 1 em 100, o Serviço Geológico dos Estados Unidos decidiu emitir um alerta para toda a região.
Outro alerta para um terremoto acima da magnitude 7.0 na falha de San Andreas, foi emitido pelo Conselho de Avaliação e Previsão de Terremotos da Califórnia (CEPEC). De acordo com esse comitê de especialistas, as chances são ainda maiores, chegando a 1,2%.
As cidades de Mexicali e Michoacan de Ocampo, no extremo noroeste do México, também estão em estado de alerta, pois encontram-se numa região que também é cortada pela falha de San Andreas.
Terremotos intensos na falha de San Andreas ocorrem em média a cada 300 anos, segundo Morgan Page, especialista em geofísica da USGS, mas a parte sul da falha não tem gerado tremores significativos desde 1690...
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Google Maps / Wikimedia Commons
02/10/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Só não sei porque o Galeria do Meteorito tá anunciando isso
ResponderExcluirporque é importante meu caro Thiago.
ExcluirImportante? Só tem 1% de chance de acontecer!
ExcluirImagine vc em um hospital com apenas 1% de chance de sobrevivencia!
Importante? Só tem 1% de chance de acontecer!
ExcluirImagine vc em um hospital com apenas 1% de chance de sobrevivencia!
tomara que não ocorra nenhum desastre de proporções catastróficas nessa região, que seja somente um alarme falso.
ResponderExcluirVixi,tenso se isso acontecer!
ResponderExcluirTentei equacionar o gráfico sísmico caso ele aconteça, segundo os dados deste site:
ResponderExcluiry=e^(rnd(0.08) x 0.7 x t) - 0.87. Qualquer plotador serve. Boa simulação.
Big One?
ResponderExcluirBig One?
ResponderExcluirIsso foi profetizado em abril de 1965, por William Marrion Branham, é só pesquisar na internet, verdadeiramente irá acontecer!
ResponderExcluir