Hoje, dia 07 de outubro, acontece o pico da chuva de meteoros Draconidas, momento em que a maior quantidade de meteoros riscarão os céus.
Se o tempo permitir, você poderá observar essa chuva de meteoros pessoalmente, mas mesmo que não consiga, teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo com imagens em tempo real, feitas a partir de câmeras ultra-sensíveis instaladas nas Ilhas Canárias, região onde a chuva Draconidas poderá ser perfeitamente observada!
Transmissão ao vivo: chuva de meteoros Draconidas 2016 (reprise)
A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Draconidas ocorreu com sucesso nessa sexta-feira, dia 07 de outubro. Tivemos a chance de observar alguns meteoros, ouvi-los por conta da ionização na atmosfera, e ainda tivemos dicas importantes de como fotografar os meteoros utilizando uma câmera DSLR. A reprise está disponível logo abaixo:
Essa transmissão foi uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh, e teve narração em inglês dos astrônomos Bob Berman, Eric Edelman, Paul Cox, e convidados especiais.
Como observar a chuva de meteoros Draconidas pessoalmente?
O radiante dessa chuva (local de onde os meteoros parecem se originar) fica na constelação de Draco, no extremo norte do céu. Portanto, para observá-la, olhe para a região norte do céu logo após o anoitecer. Para ter mais informações úteis sobre a chuva de meteoros Draconidas, acesse nossa matéria especial clicando aqui.
Apesar da chuva Draconidas ser considerada fraca, ela já foi responsável por alguns outbursts incríveis, gerando milhares de meteoros por hora! As chances, segundo especialistas, é que nesse ano cerca de 20 meteoros risquem o céu a cada hora durante seu pico, mas nunca se sabe quando seremos surpreendidos...
E não se esqueçam! A chuva Draconidas está abrindo a temporada de chuvas de meteoros do fim do ano. Em breve teremos a Orionidas e a Leonidas, que produzem cerca de 100 meteoros por hora, e são perfeitamente visíveis no hemisfério sul. Fiquem ligados em nosso site!
Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!
Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
07/10/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
de quais locais do Brasil podera ser visto? Somente com telescopio?
ResponderExcluirOlá Claudio!
ExcluirNa verdade não podemos usar telescópios para observar uma chuva de meteoros. O melhor é visto a olho nu, sem nenhum equipamento, pois os meteoros passam muito rapidamente, e riscam uma grande parte do céu.
Deite-se numa posição confortável e longe de luzes artificiais para não ofuscar sua visão.
No Brasil, a chuva Draconidas é melhor vista no extremo norte e nordeste do país, já que esse é um fenômeno que ocorre no céu do hemisfério norte. Em outras regiões do país, poderemos ver alguns, mas serão muito poucos.
Fiquem ligados para as próximas grandes chuvas de meteoros. Tem uma que acontecerá esse mês!
Um grande abraço a todos!
Acabou? :(
ResponderExcluirVai da pra ver em juiz de fora em Minas
ResponderExcluirGerais
vai
ExcluirQue Horas Começa?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir