Quem é que não gosta de acordar e tomar aquele suco de laranja, comer cereais, ou até mesmo, se deliciar com o famoso pão com manteiga? Sim. O corpo humano precisa de nutrientes logo cedo, mas pra nós aqui na Terra tudo fica mais fácil, afinal de contas, podemos escolher as frutas que mais gostamos e consumi-las fresquinhas... mas lá no espaço é um pouco mais complicado.
Já se passaram mais de 50 anos desde o início da exploração espacial, e assim como nós, os astronautas também precisam de refeições saudáveis. A diferença é que no espaço não existem fazendas e grandes plantações, portanto, a comida tem de ser preparada e conservada previamente.
As refeições feitas no espaço não apenas são fontes de nutrientes para os astronautas, como também melhoram seu bem-estar psicológico, estabelecendo um elemento familiar em um ambiente hostil e não familiar.
Os astronautas passaram por maus bocados, literalmente, e essa compilação de fotos que veremos abaixo nos mostra como foi a evolução das refeições servidas no espaço nas últimas décadas. Confira!
Missões Mercury e Gemini (1961 - 1966)
Missões Apollo (1968 - 1972)
Essa imagem nos mostra como eram as refeições das missões Apollo entre 1968 e 1972.
Skylab (1973 - 1974)
Essa é a bandeja utilizada pelos astronautas a bordo da Estação espacial Skylab de 1973 a 1974.
Ônibus Espacial
Esses são os alimentos que os astronautas a bordo dos ônibus espaciais tinham à disposição.
Estação Espacial Internacional
Compartimento de comida usado a bordo da Estação Espacial Internacional.
Bebidas no espaço
Como não podemos encher um copo com água no espaço (imagine
a bagunça que seria), as bebidas são guardadas em "squeezes". Essas são as bebidas fornecidas para a tripulação da Estação Espacial Internacional.
Comidas termoestabilizadas
Alimentos mantidos em temperatura estabilizada e constante, para consumo no espaço.
Comidas naturais e condimentos
Alimentos naturais e pacotes de condimentos para consumo no espaço.
Testes de cardápios
Nessa foto vemos a tripulação da missão STS-124 (ônibus espacial Discovery) da NASA, em um teste de paladar, a fim de criar um cardápio de alimentos para a missão com destino a Estação Espacial Internacional.
Comendo a bordo da ISS
Essa imagem mostra a tripulação da missão STS-110 a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Como a degradação das vitaminas ocorrem com o calor, exposição a luz e oxidação, os alimentos consumidos no espaço possuem uma quantidade menor de nutrientes se comparados com alimentos frescos, consumidos aqui na Terra.
Vegetais congelados
Essa imagem mostra funcionários armazenando alguns vegetais em um congelador livre de umidade. Falhas nesse processo, como por exemplo, resquícios de oxigênio ou problemas no lacre, seriam suficientes para estragar completamente o alimento.
Central de pesquisas para alimentos no espaço
Sim, a NASA possui um avançado laboratório desenvolvido para recriar as condições do espaço e assim, fornecer as melhores condições de alimentação para os astronautas.
Embalando alimentos congelados
Um técnico da NASA embala um pacote de alimentos congelados e livres de umidade.
Comidas congeladas a vácuo
Como resultado, a foto acima nos mostra alguns alimentos congelados e embalados a vácuo que são consumidos pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.
Imagens: (capa-NASA/divulgação) / NASA / JPL
07/12/16
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
vocês
ResponderExcluirpostaram de novo essa materia
Uma é pro almoço outro e pra janta
ExcluirÉ, num é mole ir pro espaço de jeito nenhum. fico aqui imaginando nosso café fresquinho, nosso leite com chocolate e nosso pão com manteiga de cada dia, e eles se alimentando dessa maneira. hoje bem melhor que a cinquenta anos atrás, sem dúvida. temos que tirar o chapéu pra esses heróis que estão arriscando a vida no espaço para que um dia a humanidade possa explorar outros mundos, outras estrelas, muitos aplausos pra esses heróis.\o/
ResponderExcluir