Um enorme buraco que compreende quase a metade do disco solar se abriu na atmosfera do Sol, e está lançando um fluxo de vento solar diretamente em direção à Terra. Isso é um evento comum, que acontece de tempos em tempos, e não há motivos para preocupação. Mas como o buraco coronal está voltado para a Terra, o nosso campo magnético mostrará seu poder dentro de algumas horas, ao barrar os ventos solares e criar as belíssima auroras polares super brilhantes.
O Observatório Solar Dynamics da NASA fotografou a estrutura gigante, que se estende da região sul e toma grande parte da face do Sol:
Buraco coronal registrado em 31 de janeiro de 2017 pelo instrumento AIA,
no comprimento de onda de 211, pelo Observatório Solar Dynamics.
Créditos: NASA / SDO / HelioViewer
Essa região escura é o que chamamos de "buraco coronal", uma área onde o campo magnético do Sol se abre e permite que o vento solar escape. A sonda STEREO da NASA registrou recentemente o fluxo que flui desse gigantesco buraco coronal, e sua velocidade é muito alta: quase 750 quilômetros por segundo!
- 7 eventos astronômicos imperdíveis em 2017
- 1ª missão lunar brasileira começa com o pé direito, e ganha atenção mundial
- Meteorito cai no sul da Espanha e causa tremor de terra
Com uma velocidade extrema, esse fluxo de vento solar deverá provocar auroras polares assim que chegar na Terra, além de leves distúrbios em satélites e sistemas de posicionamento (GPS), o que deve acontecer já nesse dia 1° de fevereiro. Fiquem ligados!
Imagens: (capa-NASA/SDO) / NASA / SDO / HelioViewer
31/01/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nessas horas é que dá uma vontade de ser um habitante de um dos pólos do planeta.
ResponderExcluireu também queria ver ao vivo e a cores
ResponderExcluirBOM DIA! Gostaria de saber quais os danos e eventos estão relacionados aos 120 dias de tormentas solares dita em decreto por Obama , grato
ResponderExcluir