O icônico Observatório do Arecibo, em Porto Rico, sofreu danos significativos com a passagem do furacão Maria, disseram autoridades locais.
O furacão atingiu a ilha como categoria 4 no dia 20 de setembro, destruindo quase tudo que estava em seu caminho. Sem energia, internet ou telefone, o Observatório do Arecibo está inoperante desde então...
O Observatório do Arecibo é o segundo maior rádio telescópio do mundo. Apesar de sua estrutura ainda estar de pé, ele foi bastante danificado pelo furacão Maria. As informações foram divulgadas pela Organização de Pesquisa Espacial Universitária (USRA), que ajuda a operar o observatório.
Um dos operadores do telescópio de Arecibo conseguiu entrar em contato com funcionários da USRA no dia 21 de setembro através de uma transmissão de ondas curtas de rádio. Nadia Drake, da National Geographic, informou que o professor da Universidade Estadual da Pensilvânia, Jim Breakall, falou com o operador do telescópio, que foi identificado como Ángel Vázquez, e disse que os funcionários e suas famílias estavam seguros depois de se abrigarem nas instalações. Vazquez também detalhou alguns dos danos causados ao telescópio.
Uma antena 29 metros que foi suspensa acima do prato principal de 305 metros, foi perdida. Detritos também caíram no prato principal, em vários lugares. A antena estava afixada em uma plataforma suspensa a cerca de 150 metros acima do prato. Ela é feita de uma malha metálica.
Observatório do Arecibo. Imagem mostra a antena de 29 metros suspensa acima do prato principal.
Créditos: Pedrik / Flickr / divulgação
"Além disso, um prato de 12 metros que estava separado, usado como referência de fase do Very Long BaseLine Interferometry (VLBI) foi pedido", afirmou a USRA. O VLBI é a forma que os astrônomos encontraram para tornar o rádio telescópio ainda mais poderoso, criando uma rede de telescópios menores que trabalham juntos.
Os funcionários ainda não fizeram uma avaliação completa de danos e reparos necessários, e não informaram quando o observatório pode voltar às atividades", disse Nicholas White, vice-presidente sênior de ciência da USRA.
E mesmo quando todos souberem quais ações serão necessárias para colocar o telescópio de volta ao trabalho, apenas o fato de chegar até lá será um grande desafio. As estradas estão cobertas por detritos e por enquanto permanecem inacessíveis, segundo informações de funcionários da USRA.
Quando o furacão Maria estava prestes a atingir a ilha de Porto Rico, funcionários do Arecibo informaram que o centro de visitantes permaneceria fechado até o dia 27 de setembro. Mal sabiam eles que o observatório ficaria fechado por muito mais tempo...
- Nave espacial OSIRIS-REx é registrada vindo em direção à Terra
- Tempestade Harvey: vista do espaço ela é ainda mais assustadora!
Algumas semanas antes do furacão Maria atingir a ilha, o furacão Irma já havia passado por lá, no dia 6 de setembro. Na ocasião, nenhum dano foi registrado.
Imagens: (capa-divulgação) / Pedrik / Flickr / divulgação
25/09/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário