O asteróide 2012 TC4 passará a menos de 50 mil quilômetros da Terra, o que representa apenas 1/8 da distância da Lua. Medindo cerca de 22 metros, apesar de sua trajetória exata ser um tanto incerta, ele não representa uma ameaça real para a Terra.
E essa não será a primeira vez que ele nos visita. Em 2012, ele passou a cerca de 94 mil quilômetros do nosso planeta (cerca de 1/4 da distância da Lua) logo após sua descoberta, feita pelo Observatório PanSTARRS, no Havaí.
Agora, nessa quinta-feira, 12 de outubro, o asteroide 2012 TC4 está de volta, passando mais uma vez bem pertinho do nosso planeta.
Durante sua máxima aproximação, telescópios espalhados por todo o globo estarão observando a rocha espacial que tem chamado a atenção de tanta gente, sobretudo dos astrônomos. E para você não perder esse encontro histórico, teremos aqui uma transmissão ao vivo, com imagens em tempo real feitas por telescópios controlados remotamente, uma cortesia do Observatório Slooh. Não perca!
Transmissão ao vivo - máxima aproximação do asteroide 2012 TC4 (finalizado)
A transmissão ao vivo ocorreu com sucesso nessa quarta-feira, 11 de outubro, às 21h00 pelo horário de Brasília (00:00 do dia 12 de outubro pelo horário internacional).
Você perdeu a transmissão ao vivo?
Então assine nosso feed
e siga-nos nas redes sociais
para não perder as próximas!
- Tempestade gigantesca que surgiu em Netuno deixa astrônomos de boca aberta
- Vida subaquática em Ganimedes? Confirmado o maior oceano do Sistema Solar!
Apesar do asteroide 2012 TC4 não ter chances reais de impacto com o nosso planeta, é muito importante o rastreamento de asteroides próximos da Terra, afinal de contas, se um deles vier a ameaçar nossa morada futuramente, poderemos prever o local do impacto; os governos poderão tentar alguma evacuação local, ou quem sabe, até mesmo defleti-lo...
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Slooh
11/10/17
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
cade?
ResponderExcluirFaltam 16 minutos!
ResponderExcluirTivemos um pequeno atraso mas a transmissão já está acontecendo pessoal!
ResponderExcluirUm grande abraço a todos!
Já passou??
Excluirnum vi nada...!! só um risco de luz...
ResponderExcluirJá passou?
ExcluirAcho q foi só isso... Perdi o sono e acabou..
ResponderExcluirJá passou?
ResponderExcluirnão passou ainda sera as 05 da manha de quinta feira.
ResponderExcluirTá vindo
ResponderExcluirPorque a Nasa e todos os sites mentiram sobre o Horario ???
ResponderExcluirnão, é as 2:40
ResponderExcluirNão intendi mudaram o horário para 5hs
ExcluirOlá não passo ainda?
ResponderExcluirAlguém acordado?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMas onde está o "ao vivo"? Nada vi...
ResponderExcluirHei..., é brincadeira né? Tá passando aonde?
ResponderExcluirE além do embuste do "ao vivo" pelo pessoal do observatório, tudo q se achou até agora pós evento é um vídeo de sete segundos feito supostamente pelo pessoal de Nagano, que vc encontra no youtube e num link da página de defesa planetária do JPL, mais uma matéria miserável do G1... aff, lamentável o que as agências fazem com as pessoas que se interessam.
ResponderExcluir..... Estava a procura de noticias deste género.... e queria perguntar se tinha tido alucinaçoes.... as 22-22,30 hora portuguesa na noite de 11-10 para 12-10, eu vi?? uma luz de 2 tamanhos da lua?? intensa seguida de um halo em uns 5 segundos de duraçao.... foi o asteroide?? ou tive alucinações...
ResponderExcluirMas.... foi a olho nú, e no hemisferio norte... Portugal...
Excluir