Criamos uma lista resumida dos eventos astronômicos que mais chamarão a nossa atenção durante o mês de maio de 2018, incluindo alguns destaques.
No dia 05 a Lua se encontrará no apogeu - ponto mais distante da Terra - atingindo uma distância de pouco mais de 404 mil km, sendo que dois dias depois (07 de maio) a Lua já entrará na fase minguante.
O grande destaque do mês vai para Júpiter. O maior planeta do Sistema Solar atinge sua oposição em 08 de maio - quando ele estará exatamente oposto ao Sol no céu. Isso significa que Júpiter estará visível durante toda a noite, nascendo a leste assim que escurece, e se pondo a oeste assim que o dia começa a clarear. Dois dias depois, em 10 de maio, Júpiter se encontrará no perigeu (ponto mais próximo da Terra). Nesse mês de maio, Júpiter estará maior e mais brilhante nos céus ao redor de todo o planeta.
No dia 15 a Lua entrará na fase Nova exatamente às 11:48 pelo horário internacional, e menos de uma hora mais tarde, às 12:27 UTC (09h47 pelo horário de Brasília), a Lua estará em conjunção com o Sol - mas calma, não teremos eclipse!
No dia 22 de maio a Lua entra na fase crescente, e fecha o mês entrando na fase Cheia (no dia 29).
- Aniversário de Hubble - venha celebrar fazendo uma viagem pela Nebulosa da Lagoa
- Asteroides estão colidindo em Júpiter com muito mais frequência do que se pensava
Além disso, nos dias 05 e 06 de maio teremos o pico da chuva de meteoros Eta Aquaridas 2018 (e claro, transmissão ao vivo em nosso canal), quando são esperados cerca de 50 meteoros por hora. O valor poderá ser um pouco mais baixo devido a incidência do brilho da Lua, mas nada que comprometa drasticamente nossas observações.
No dia 06 de maio teremos outro pico de chuva de meteoros - da Librídeas - porém, sua taxa é de apenas cerca de 4 meteoros por hora.
Até onde se sabe, nenhum asteroide se aproximará a menos de 6 distâncias lunares da Terra, mas é claro: estamos atentos a qualquer mudança.
Aproveitem os céus, e tenham boas observações!
Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
02/05/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário