Você está prestes a pegar um avião e está super empolgado(a) com a chance de avistar auroras polares lá de cima. Mas aí vem a pergunta: será que é mais fácil avistar as auroras a partir de um avião? Ou não existe diferença?
Quando as auroras são intensas, você notaria pouca diferença ao observá-las do chão ou de dentro de uma avião. Porém, a maioria das auroras não chega no brilho máximo, assim como uma chuva nem sempre atinge uma intensidade extrema. Ou seja, na maioria dos casos, fatores como nebulosidade, poluição, entre outros, atrapalham e muito a observação de auroras ou de qualquer outro evento astronômico parecido.
Auroras boreais e iglu.
Créditos: ArcticKingdom
Portanto, é mais fácil observar auroras boreais ou auroras austrais se você estiver em um avião, pois lá de cima não temos a interferência direta da poluição luminosa, do clima, das nuvens, etc...
Quando estamos acima das nuvens, como dentro de um avião, por exemplo, deixamos muitos "complicadores" para trás, então temos uma visão privilegiada do céu. Muitos caçadores de auroras utilizam isso como uma forma de aumentar as chances de fotografar imagens únicas.
Dentro de um avião as chances de observar as magníficas "luzes do norte" (como são chamadas nos EUA) são tão consideráveis que algumas empresas aéreas já disponibilizam vôos para essa finalidade. Por cerca de 950 dólares americanos você pode estar a bordo de um avião cujo piloto terá a liberdade de alterar a rota apenas com a intensão de melhorar as chances de observação de auroras boreais.
E não para por aí: todas as luzes internas são apagadas (sem exceção), e até mesmo as luzes de sinalização externa, como das asas, são desligadas por alguns minutos, como mostra uma reportagem da CBC:
A maioria dos aviões ultrapassa a altitude das nuvens, então, se as auroras estiverem ocorrendo, não teremos interferências de condições climáticas adversas. Além do mais, lá no alto (acima das nuvens) estamos bem longe de postes de luz, faróis de automóveis, e o ar é mais rarefeito, contribuindo para uma visão "mais limpa" do espaço.
Mas vale lembrar: as auroras boreais e auroras austrais só ocorrem próximo dos polos norte e sul, respectivamente. Então você só terá a chance de observá-las se o seu avião tiver a origem ou o destino próximo dos polos.
Imagens: (capa-divulgação) / ArcticKingdom / CBC News / YouTube / divulgação
24/07/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Ver aurora boreal pela janela do avião, é como viajar sem sair do carro.
ResponderExcluirA experiência só é plena se for ao ar livre, sentindo aquela brisa congelante no rosto. :)
Então o esquema é subir em cima do avião com um paraquedas nas costas ^^
ExcluirAi seria perfeito. hahaha
Excluir