Dois robôs japoneses aterrissaram com sucesso no asteroide Ryugu, e já enviaram suas primeiras imagens. Eles fazem parte da missão Hayabusa2, operada pela JAXA (agência espacial japonesa).
O pouso no asteroide aconteceu no dia 21 de setembro de 2018, mas só no dia seguinte (22) é que veio a confirmação de que a operação foi bem sucedida - ambas as sondas estão em segurança.
"Lamentamos que tenhamos te deixado esperando! MINERVA-II1 consiste em dois robôs, 1a e 1b. Ambos os robôs estão confirmados por terem pousado na superfície de Ryugu. Eles estão em boas condições e transmitiram fotos e dados. Nós também confirmamos que eles estão se movendo na superfície. #asteroidlanding ", informou a JAXA em seu Twitter oficial.
Asteroide Ryugu e espaçonave Hayabusa2 fotografados pela pequena sonda MinervaII1a
logo após sua separação da nave principal.
Créditos: Japan Aerospace Exploration Agency
Os rovers são parte do programa MINERVA-II1 e são projetados para realizar pequenos saltos pela superfície do asteroide, tirando fotografias e coletando dados. A primeira imagem eviada para o centro de controle está bastante borrada, já que ela foi feita enquanto o robô realizava um de seus saltos.
A primeira imagem feita pela pequena sonda Minerva-II1a mostrando o asteroide Ryugu.
Ela foi feita logo após sua separação da nave espacial Hayabusa2.
Créditos: Japan Aerospace Exploration Agency
Para concluir o pouso das pequenas sondas, a nave espacial principal Hayabusa2 desceu com cuidado até ficar a apenas 55 metros da superfície do asteroide. Em seguida, as sondas foram ejetadas e a espaçonave principal elevou para sua altitude normal, que é de aproximadamente 20 quilômetros acima da superfície do asteroide.
Asteroide Ryugu fotografado pela sonda Minerva-II1b logo após sua separação da nave principal.
Créditos: Japan Aerospace Exploration Agency
A missão Hayabusa2 ainda tem mais dois pousos para serem realizados: de um rover maior, chamado MASCOT (outubro de 2018), e de outro rover pequeno no ano que vem.
- 'Deu Pau' - Rover Curiosity é desligado temporariamente após falha de sistema
- Oceanos de água líquida - O exoplaneta mais próximo da Terra pode abrigar vida
Além disso, a espaçonave principal tem uma série de tarefas para serem concluídas em Ryugu, incluindo a coleta de amostras do asteroide que serão enviadas de volta pra Terra para análises laboratoriais. Essa é a primeira vez que duas sondas robóticas pousam com sucesso na superfície de um asteroide.
Imagens: (capa-Japan Aerospace Exploration Agency) / Japan Aerospace Exploration Agency / divulgação
24/09/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
A ciência sempre a favor da humanidade os segredos em outros planetas são infinitos os estudos fazem parte para uma grande evolução...
ResponderExcluir