Meteoritos são peças chave de muitas coleções de museus de história natural, mas nunca houve uma conferência internacional dedicada a cuidar dessas rochas que caem do espaço.
Mas isso parece ter mudado. No Observatório do Vaticano, mais de 30 especialistas em meteoritos de todo o mundo estão se reunindo para trocar ideias e compartilhar as melhores práticas para conservação de suas coleções.
Padre Guy J. Consolmagno, astrônomo e curador da coleção de meteoritos
do Observatório do Vaticano, em Castel Gandolfo, na Itália.
Créditos: Alessia Giuliani / divulgação
Por mais de um século, o Vaticano vem coletando amostras que compõem sua coleção rica em meteoritos - já são mais de 1.100 amostras, totalizando 150 quilos de rocha espacial. As instalações do Vaticano são reconhecidas por suas técnicas de análise de densidade das rochas.
- Os 7 impactos de meteoritos mais assustadores e bizarros dos últimos tempos
- Cientistas podem ter encontrado evidência de vida em meteorito de Marte
A conferência que ocorre na primeira quinzena de setembro de 2018 (alguns dias após o desastre no Museu Nacional do Rio de Janeiro) foi organizada para destacar os tópicos mais importantes e os desafios para a curadoria de meteoritos. Esses assuntos incluem questões legais que envolvem a coleta de meteoritos, o armazenamento e o compartilhamento de informações sobre amostras de meteoritos, além das melhores práticas para cuidar e organizar as amostras em si.
A coleção de meteoritos do Vaticano é uma das mais ricas do mundo.
Créditos: Eric Vandeville / Gamma-Rapho / Getty
Além disso, representantes de 29 coleções individuais de meteoritos de todo o mundo terão a oportunidade de destacar seu trabalho. Isso inclui instalações da Instituição Smithsonian, do Museu de História Natural de Londres e da Universidade Hassan II em Casablanca, bem como instalações que armazenam amostras coletadas pela missão japonesa Hayabusa.
Imagens: (capa-Eric Vandeville/Gamma-Rapho) / Eric Vandeville/Gamma-Rapho / Getty / Alessia Giuliani / divulgação
13/09/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário