Desde a descoberta do exoplaneta mais próximo do nosso Sistema Solar, que orbita Proxima Centauri (a estrela mais próxima do Sol), as pessoas se perguntam: esse planeta seria capaz de abrigar alguma forma de vida?
Usando modelos similares aqueles usados no estudo de mudanças climáticas na Terra, os pesquisadores analisaram o exoplaneta Proxima b, e descobriram que sob uma ampla gama de condições, esse planeta pode abrigar uma enorme quantidade de água líquida em sua superfície, e portanto, as chances de abrigar vida aumentaram.
"A principal mensagem de nossas simulações é que há uma boa chance de que o planeta seja habitável", disse Anthony Del Genio, cientista planetário do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, em Nova York. Del Genio é também o autor principal de um artigo que descreve a nova pesquisa, publicado na revista Astrobiology.
Proxima Centauri e Proxima b
Proxima Centauri é uma pequena estrela anã vermelha localizada a apenas 4,2 anos-luz do Sol. Apesar de sua proximidade, os cientistas ainda sabem muito pouco sobre o planeta que orbita essa estrela, chamado Proxima b, que tem massa de pelo menos 1,3 vezes a da Terra, e que completa uma volta ao redor de sua estrela a cada 11 dias.
Comparação de tamanhos entre Terra e Proxima b.
Créditos: PHL / UPR Arecibo / NASA
Por não conhecermos todos os detalhes de Proxima b, Del Genio e seus colegas tiveram que fazer algumas suposições sobre o exoplaneta para concluir as análises.
Proxima b orbita na zona habitável de sua estrela, o que significa que está na distância certa para receber luz suficiente para manter sua superfície acima da temperatura de congelamento. Mas essa zona é extremamente próxima da estrela, no caso de Proxima Centauri (anã vermelha). Portanto, é provável que o planeta tenha sua rotação sincronizada devido às forças gravitacionais. Ou seja: o mesmo lado de Proxima b está sempre de cara com sua estrela, da mesma forma como a nossa Lua sempre está com a mesma face voltada para a Terra.
A vida pode prosperar em um oceano
Em 2016, um artigo publicado na revista Astronomy and Astrophysics modelou Proxima b, sugerindo que o planeta teria temperaturas infernais no lado diurno, e frio congelante no lado noturno. Já as novas simulações mostram que, apesar de ser sempre o mesmo lado do planeta que recebe luz da estrela, um oceano dinâmico e circulante conseguiria transferir calor de um lado para o outro do planeta de forma muito eficaz.
"Mesmo que o lado noturno nunca veja a luz da estrela Proxima Centauri, há uma faixa de água líquida que se sustenta na região equatorial", disse Del Genio.
Simulação faz uma comparação entre o pôr do Sol da Terra e de Proxima b.
Créditos: PHL / UPR Arecibo
A equipe simulou 18 cenários, observando os efeitos de continentes gigantes, atmosferas rarefeitas, diferentes composições atmosféricas e até mesmo mudanças na quantidade de sal do oceano global. Em quase todos os modelos, Proxima b mostrava capacidade de abrigar um oceano gigantesco de água líquida.
"Quanto maior a fração do planeta com água líquida, melhores as chances de que, se houver vida lá, possamos encontrar evidências dessa vida com futuros telescópios", disse Del Genio.
Se tivéssemos o poder de viajar pelo espaço, o que será que encontraríamos em Proxima b neste exato momento?...
Imagens: (capa-ilustração/ESO/M. Kornmesser) / NASA / PHL / UPR Arecibo
18/09/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Quando digo que os das ciências-não-avançadas, necessitam urgentemente aprender ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA: a comunidade fica chateada.
ResponderExcluirEm nenhum dos ELEMENTOS, de quaisquer MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR inclusive no nosso que chamam erradamente de SISTEMA SOLAR, haveria ou haverá VIDA:
Sem que haja a presença das CINCO UNIDADES ELEMENTARES, FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC, PROJETADAS: propiciando recebimento do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV=ENERGIAS VITAIS, que religiosos-estagnados chamam equivocadamente de ESPÍRITO, que é concedido a parte: pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA.
Não precisaria ser muito inteligente, bastaria ter a inteligência semelhante a de um paquiderme, para entender que até mesmo em nosso PLANETA-H, que esses cientistas do achismo, continuam chamando erradamente de TERRA:
Seria impossível existir VIDA, se apenas existisse: o ELEMENTO ÁGUA.
Respiraríamos o que?
Até mesmo os peixes que vivem na ÁGUA, necessitam do OXIGÊNIO, um dos diversos componentes: da UNIDADE ELEMENTAR AR.
O mais incrível de tudo, é que esses reis dos achismos! Esquecem que até mesmo a molécula de ÁGUA, composta é: por 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO: e 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO.
H²O.
Dois componentes da UNIDADE ELEMENTAR AR, em forma de micro-modelos energéticos atômicos termonucleares, que chamam de ÁTOMOS:
Interligados por micros canais energéticos.
Ou seja:
Não existiria ÁGUA, se não existisse AR, UNIDADE ELEMENTAR: que se sobrepõe.
CIÊNCIA: NÃO PODE SER ACHISMO!
Para sair da IDADE DA PEDRA CIENTÍFICA, cambada: DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.
Voce é um verdadeiro analfabeto. Um papagaio é mais inteligente do que vc.
ExcluirJoão Bonifácio Então como Marte tem agua como ceres, plutao e as luas de Júpiter e saturno e não tem ar explica...
ExcluirÉ esse tipo de coisa que acontece quando um baiano fica com insônia XD
Excluirpergunta : existe moderador do site para os comentários?
ResponderExcluirPedro, estamos atentos aos comentários. Aqui não é permitido nenhum tipo de ofensa, ou "flodagem", tampouco divulgação de sites e blogs de terceiros. Ou seja, se a pessoa tem uma opinião sobre um assunto relacionado a Astronomia e a expõe aqui nos comentários, não importa qual seja a opinião dela, os comentários serão mantidos a fim de garantir a liberdade de expressão.
ExcluirEspero que compreenda. Um grande abraço!
Muitos fatores precisam ser avaliados!
ResponderExcluirVai que, apesar de estar na zona habitável, o planeta tem elevada atividade vulcânica, ou algo parecido!
O que resta é nossos descendentes chegarem la para se ter certeza!
Sério que tu cogita que "nossos descendentes" cheguem à próxima centauri? Teoricamente é impossível um corpo com massa viajar à velocidade da luz, então obviamente levaríamos mais do que 4 anos luz pra chegar lá, mas se tu criar uma nave tripulada que possa ao menos viajar na velocidade da Voyager 1 (62 mil km/h) daí tu levaria mais de 40 mil anos pra chegar lá.... daqui 40 mil anos a humanidade pode nem existir, ou continuar evoluindo pra algo bem diferente do que vemos hoje.
ExcluirDeve ser interessante o "pôr do sol" visto em Proxima B. Se o planeta tiver atmosfera, seria uma visão perene de tranquilidade.
ResponderExcluirPS: Isso se o planeta não for um inferno como Venus.
Já há matérias dizendo que há fortes explosões solares, o que ao longo de milhões de anos tornaria difícil acreditar no melhor dos cenários em próxima b.
ResponderExcluirSeria uma sorte absurda.
Gente posso estar errado mas se Próxima b
ResponderExcluirSempre mostra o.mesmo lado para sua estrela , como pode ter um por do sol?
Linha Terminador
ExcluirPor de sol "eterno" e sempre na mesma "faixa geográfica" da planeta...
ExcluirPôr do Sol é maneira de se dizer. Fisicamente o fenômeno ocorre na faixa de transição entre dia e noite, no ponto onde o Sol sempre estará na linha do horizonte, em um pôr do sol eterno.
ExcluirTerminador..
ResponderExcluirÉ vdd! !! Não haveria por do sol... mas em algum lugar esse por do sol seria eterno como naquela foto simulação.. .aqui na terra o sol terminaria seu por... mas lá seria eterno ... depende do ângulo longitudinal q vc estiver... se estiver no Equador não teria por do sol e estivesse em alguma das zonas de transição esse por do sol seria eterno...
ResponderExcluir