A nave Soyuz MS-10 que levava astronautas para a Estação Espacial Internacional teve sua missão abortada logo após o lançamento ocorrido nessa quinta-feira, 11 de outubro, quando seus propulsores falharam.
A espaçonave executou um pouso balístico de emergência com um ângulo agudo de descida. Os dois tripulantes a bordo - o astronauta norte-americano Nick Hague e o cosmonauta russo Alexey Ovchinin - saíram da cápsula em segurança e estão em boas condições.
Cosmonauta russo Alexey Ovchinin e astronauta estadunidense Nick Hague
durante treinamento realizado em 26 de setembro de 2018.
Créditos: Victor Zelentsov / NASA
O lançamento ocorreu no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 14h40. Pouco mais de um minuto após o lançamento, o impulsionador da espaçonave falhou e o lançamento foi abortado. Equipes de busca e salvamento entraram em ação e recuperaram os astronautas de helicóptero.
Uma declaração da NASA afirmou: "O administrador da NASA, Jim Bridenstine, e a equipe da NASA estão monitorando a situação cuidadosamente. A NASA está trabalhando em estreita colaboração com a Roscosmos para garantir o retorno seguro da tripulação. A segurança da tripulação é a maior prioridade para a NASA. Uma investigação completa sobre a causa do incidente será conduzida ."
Este vídeo mostra o lançamento da Soyuz MS-10 do Cosmódromo de Baikonur. O lançamento estava prosseguindo normalmente até a primeira menção da falha de propulsão, o que aconteceu a partir dos 03m20s do vídeo.
Após o pouso seguro de emergência, o administrador da NASA Jim Bridenstine twittou:
I could not be more proud of the @NASA family today. So many great people, properly trained and equipped, operated effectively according to procedure to make sure our crew got home safely to their families. It’s truly humbling to lead this incredible agency. https://t.co/8uFDOr4T3g— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) 11 de outubro de 2018
Os tripulantes Hague e Ovchinin tinham como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), para se juntar a outros três tripulantes da Expedição 57. Esta seria a segunda viagem de Ovchinin à estação espacial e a primeira viagem de Hague. Hague é um coronel da Força Aérea que completou seu treinamento como astronauta em 2015.
O astronauta alemão Alexander Gerst, que está a bordo da ISS, capturou essas imagens do fracassado lançamento da Soyuz.
Bin froh, dass es unseren Freunden gut geht. Danke an >1000 Rettungskräfte! Heute hat sich wieder gezeigt, wie großartig die Soyuz ist: Trotz Fehlstart wurde die Crew sicher zur Erde zurückgebracht. Raumfahrt ist hart. Aber wir müssen weitermachen, zum Wohle der Menschheit. pic.twitter.com/0J5qQCn8gB— Alexander Gerst (@Astro_Alex) 11 de outubro de 2018
Gerst diz: "Estou feliz que nossos amigos estejam bem. Graças a >1000 trabalhadores de resgate! Hoje foi mostrado novamente como é grande a Soyuz: apesar de um mau começo, a tripulação foi trazida de volta à Terra em segurança. A viagem espacial é difícil. Mas temos que continuar, pelo bem da humanidade."
Esta é a primeira vez que uma nave Soyuz falhou, porém, o pouso de emergência foi executado corretamente, e equipes de resgate pré-posicionadas ao longo da rota de voo da Soyuz entraram em ação rapidamente. Os astronautas foram expostos ao aumento da força g durante a descida, mas ficaram ilesos. Eles experimentaram 6,7g, o que é aproximadamente igual ao que os astronautas da Apollo sentiram durante a reentrada.
#СоюзМС10: космонавт Роскосмоса Алексей Овчинин и астронавт @NASA Ник Хейг сейчас находятся в Жезказгане и проходят обследование перед вылетом.— РОСКОСМОС (@roscosmos) 11 de outubro de 2018
Генеральный директор Роскосмоса Дмитрий Рогозин (@Rogozin) принял решение о транспортировке космонавтов на Байконур. pic.twitter.com/b1IzKZZI8O
Um tweet da Roscosmos mostra os dois astronautas descansando confortavelmente e aparentando muito bom humor, apesar da experiência assustadora. A imagem mostra ambos sentados em um sofá, ligados a monitores de pressão arterial e monitores de oxigênio.
A Roscosmos informou que que uma comissão está sendo formada a fim de investigar a falha de lançamento.
Imagens: (capa-NASA) / Victor Zelentsov / NASA / Twitter / divulgação
11/10/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Que louco
ResponderExcluir