A confirmação foi publicada pelo Centro de Objetos Menores (Minor Planet Center), da União Astronômica Internacional. O novo cometa intitulado C/2018 Y1 (Iwamoto) foi descoberto pelo astrônomo japonês Masayuki Iwamoto.
Diversos observatórios já conseguiram identificar o objeto nos céus, que também foi observado através de sistemas de observação remota como o Slooh e o iTelescope, e por astrônomos amadores.
De acordo com dados coletados sobre sua órbita, o cometa C/2018 Y1 deverá realizar sua máxima aproximação com o Sol (periélio) em 04 de fevereiro de 2019. A máxima aproximação com a Terra (perigeu) acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2019, quando o cometa C/2018 Y1 passará a cerca de 0.2 UA (Unidades Astronômicas) da Terra. 1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol, ou cerca de 150 milhões de quilômetros.
Cometa C/2018 Y1 registrado pelo astrônomo Masayuki Iwamoto.
Créditos: Masayuki Iwamoto / Hoshinavi / divulgação
No dia em que o cometa recém descoberto fizer sua máxima aproximação com a Terra, em fevereiro de 2019, sua magnitude poderá chegar a 6 - isso significa que há uma grande chance dele se tornar visível a olho nu.
Esse já é o terceiro cometa descoberto por Masayuki Iwamoto.
O tamanho do cometa ainda não pôde ser estimado. Mais informações podem ser publicadas a qualquer momento. Fiquem ligados.
Imagens: (capa-TheSkyLive) / Masayuki Iwamoto / Hoshinavi / divulgação
23/12/18
Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Isso que dar medo, se descobrir tantas rochas espaciais apenas quando as mesmas se encontram em nosso terreiro!
ResponderExcluireu vi um ontem depois do eclipse lunar por volta das 03:50 da manhã ate filmei. Será que é esse aí?!
ResponderExcluir