Está chegando! Um Eclipse Lunar Total acontecerá na noite de domingo (20) estendendo-se até a madrugada de segunda-feira (21). Este será o único Eclipse Lunar Total de 2019, e poderá ser visto de todo o Brasil, assim como de todas as Américas (do Sul, Central e do Norte).
No mesmo dia do Eclipse Lunar Total, acontece também o fenômeno chamado Super Lua, pois exatamente neste dia de Lua cheia e de Eclipse, a Lua estará em seu ponto de maior proximidade com a Terra - isso faz com que a Lua se torne até 14% maior e 30% mais brilhante.
Teremos transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total em nosso canal no YouTube (clique aqui e se inscreva), mas é claro que ninguém quer perder a chance de observar esse evento pessoalmente olhando para o céu de sua cidade. Mas o que precisamos saber para garantir uma boa observação?
Previsão do tempo
Antes de mais nada, para observar um Eclipse precisamos de um céu limpo, sem nuvens. Fique atento(a) à previsão climática para sua cidade e também para cidades vizinhas. Se na sua cidade estiver nublado, dê uma olhada em imagens de satélite, pois há uma grande chance do céu estar aberto a poucos minutos de você.
Um privilégio das Américas
Apesar desse Eclipse Lunar poder ser visto de forma parcial na África e na Europa, é apenas nas Américas (do Norte, Central e do Sul) que ele poderá ser visto em sua totalidade. Uma pequena parte do oeste da Europa poderá apreciar a totalidade, porém, nessa época do ano o clima não costuma colaborar, já que o hemisfério norte está no inverno. É aqui, nas Américas, e claro, em todo o Brasil também que teremos a melhor oportunidade de observação.
Visibilidade do Eclipse Lunar Total de 20-21 de janeiro de 2019.
O Eclipse só poderá ser visto em sua totalidade na área mais clara.
Créditos: PIRULITON / Wikipedia
Clique na imagem para ampliar
Marque o dia 20 de janeiro no seu calendário
Apesar do Eclipse acontecer oficialmente no dia 21 de janeiro de 2019, é no dia 20 de janeiro (domingo) que iremos observá-lo, já que ele começa na noite de domingo, estendendo-se até a madrugada de segunda-feira (21). Então, pra que você não arrisque perder esse momento mágico, tenha em mente o dia 20 de janeiro, e não o dia 21.
Pode olhar à vontade!
Diferente de um Eclipse Solar, que pode causar danos irreversíveis à visão ou até mesmo cegueira permanente se observado sem proteção adequada, um Eclipse Lunar não oferece qualquer risco à sua visão, já que a Lua apenas reflete o brilho do Sol. Você pode tranquilamente observar a olho nu, ou até mesmo com binóculos e telescópios, sem problema algum.
Diferença entre Eclipse Lunar Total e Eclipse Lunar Penumbral.
Créditos: divulgação
O que vamos ver durante o Eclipse Lunar Total de janeiro de 2019?
A Lua passará pela sombra da Terra, e por algum tempo, não receberá a luz direta do Sol. Você verá a Lua sendo "engolida" pela sombra da Terra, e no auge do eclipse, a Lua ganhará uma cor avermelhada. Essa é a popularmente chamada "Lua de Sangue" - um termo bastante utilizado em todo o mundo. Essa coloração avermelhada se deve ao fato da luz solar ser "filtrada" pela nossa atmosfera. Essa pequena quantidade de luz é absorvida, mas o vermelho passa livremente, deixando o nosso satélite natural bem vermelho.
Atenção às fases!
Apesar do eclipse ter duração de várias horas, o ápice dele não dura tanto assim. Então fiquem atentos aos horários de cada fase do eclipse para a sua cidade. Os horários do eclipse podem ser vistos clicando aqui.
O próximo vai demorar...
Depois desse, o próximo Eclipse Lunar Total que poderá ser visto do Brasil acontecerá apenas em maio de 2022. Sim, teremos que esperar mais de 3 anos para outra oportunidade como essa.
Eclipse Lunar Total.
Créditos: Fred Espenak / MrEclipse
Não perca as esperanças
Este eclipse terá duração de várias horas, sendo que a fase umbral e de totalidade terão mais de 1 hora de duração. Então se o céu estiver ruim, não desista - qualquer abertura no meio das nuvens poderá revelar a Lua com aquele famoso tom avermelhado, mesmo que seja por alguns instantes. De qualquer forma, estaremos ao vivo com imagens em tempo real deste eclipse.
E claro: chame seus amigos e familiares, afinal, observar algo tão mágico em boa companhia deixa tudo ainda mais especial.
Mais do que nunca desejamos bons céus e excelentes observações a todos!
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / PIRULITON / Wikipedia / Fred Espenak / MrEclipse / divulgação
14/01/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
vdd
ResponderExcluirvim do futuroi dixzer q tudo mudou, os robos nos mataram
ResponderExcluir