O melhor momento para observar o cometa Iwamoto é durante a noite dessa terça-feira (12). Você também pode observá-lo nos dias seguintes sem que haja mudanças significativas de brilho. Mas vale lembrar: o cometa Iwamoto (C/2018 Y1) não poderá ser visto a olho nu.
Quando descoberto, em dezembro de 2018, o cometa Iwamoto foi classificado pelos astrônomos como um objeto com potencial de se tornar visível a olho nu em fevereiro de 2019. Infelizmente seu ganho de brilho foi menor do que o esperado. Por outro lado, pequenos equipamentos astronômicos como binóculos e telescópios já serão suficientes para que você consiga avistá-lo.
Localização do cometa C/2018 Y1 Iwamoto nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2019
pouco antes da meia-noite pelo horário brasileiro de verão.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteotito
Por volta da meia-noite, olhe na direção norte do céu. Utilize um programa como Stellarium ou outro aplicativo para observação do céu noturno.
Ao encontrá-lo através de binóculos ou telescópio, você o verá como uma estrela envolta por um leve esfumaçado acinzentado. Fotografias de longa exposição também devem ser capazes de registrá-lo.
Fotografias empilhadas, todas entre 20 a 50 segundos de exposição registradas em Argyll, Escócia,
em 10 de fevereiro de 2019 por Alan Forsyth.
É possível perceber o movimento aparente do cometa.
Créditos: Alan Forsyth
Durante sua máxima aproximação em 12 de fevereiro, o cometa C/2018 Y1 chegará a cerca de 45 milhões de quilômetros da Terra. Isso significa que ele passará dezenas de vezes mais distante do que a Lua.
E aproveite! A órbita do cometa C/2018 Y1 é altamente alongada, e os astrônomos acreditam que ele leva 1.371 anos para completar uma volta ao redor.
Órbita aproximada do cometa C/2018 Y1 Iwamoto.
Créditos: NASA / JPL / SBDB
Isso significa que a próxima vez que esse cometa passará próximo da Terra a ponto de termos a chance de vê-lo novamente será apenas em meados de 3390! Isso mesmo - ano de 3390!
- Os Principais Eventos Astronômicos de 2019
- Asteroide 2006 QV89 vai colidir com a Terra em setembro de 2019?
Com certeza nós não estaremos por aqui, mas será que a nossa civilização ainda existirá de alguma forma? Se considerarmos as mudanças climáticas, o descaso com o meio ambiente e o fascínio dos governos pelo lucro financeiro acima de tudo, talvez essa seja a última vez que a humanidade poderá avistar o recém descoberto cometa C/2018 Y1 Iwamoto. Aproveitemos!
Imagens: (capa-Alan Forsyth) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Alan Forsyth / NASA / JPL / SBDB / divulgação
12/02/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário