O satélite chinês Longjiang-2, também conhecido como DSLWP-B, foi lançado pela China em 2018 a fim de auxiliar a chegada do explorador Chang'e 4 no Lado Oculto da Lua. Longjiang-1 não teve sucesso, mas seu irmão Longjiang-2 (que significa dragão do rio, em chinês) conseguiu firmemente se manter numa órbita em torno da Lua desde maio de 2018.
E dentre várias observações feitas pelo satélite Longjiang-2, uma delas chamou muito a atenção não apenas dos controladores da missão como também de todo o público.
Terra e Lua (lado oculto) registrados pelo satélite Longjiang-2 em 04 de fevereiro de 2019.
Créditos: MingChuan Wei / Harbin Institute of Technology / CAMRAS / DK5LA
Esse registro foi feito no dia 4 de fevereiro e mostra o Lado Oculto da Lua e a Terra ao fundo, ambos iluminados pela luz do Sol. Este é um belo exemplo pra mostrar que o termo "Lado Escuro da Lua" não é o mais recomendado.
A Lua estava na fase Nova quando esse registro foi feito - motivo pelo qual seu lado oculto está iluminado. Nesse dia, para nós, observadores terrestres, a Lua não estava presente nos céus (fase Nova), e permanecia na mesma direção do Sol. Quando a face da Lua voltada pra Terra fica escurecida, é a face oculta que ganha o dia.
Dada a resolução da câmera de Longjiang-2 (640x480 pixels), foi possível obter imagens e detalhes impressionantes da superfície lunar.
Onde está
Olhe para essa imagem e tente encontrar a sonda Chang'e 4 no Lado Oculto da Lua:
Encontre a sonda chinesa Chang'e 4 nessa foto da LRO da NASA. Dica: duas setas estão apontando pra ela.
Créditos: NASA / GSFC / Arizona State University
Essa imagem foi feita pelo satélite LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) da NASA, capturando algo muito interessante que com certeza passaria batido se ninguém nos avisasse. Ela fotografou o Lado Oculto da Lua e conseguiu incluir na foto a sonda chinesa Chang'e 4. Sim, não é uma tarefa fácil encontrá-la, mas aqui está a sonda chinesa:
Chang'e 4 fotografada pelo satélite LRO da NASA em 30 de janeiro de 2019.
Créditos: NASA / GSFC / Arizona State University
O registro foi feito no dia 30 de janeiro, e mostra a primeira e única sonda que já conseguiu realizar um pouso controlado no Lado Oculto da Lua.
O pousador Chang'e 4 carrega consigo uma variedade de instrumentos científicos para realizar medições da superfície e até mesmo de camadas escondidas da cratera de Vón Kármán. Além disso, uma mini estufa com ovos de moscas e plantas (incluindo algodão) também foi enviada para realizar experimentos biológicos.
- Eta Carinae poderá ficar 10 vezes mais brilhante até 2032
- Rocha lunar trazida pelos astronautas da missão Apollo é na verdade uma rocha terrestre
O satélite LRO está orbitando a Lua desde 2009, e suas imagens em alta-resolução ajudam os cientistas em uma variedade de estudos para entender melhor o nosso satélite natural, sobretudo, para auxiliar futuras missões robóticas e tripuladas com destino a Lua.
Imagens: (capa-MingChuan Wei/divulgação) / MingChuan Wei / Harbin Institute of Technology / CAMRAS / DK5LA / NASA / GSFC / Arizona State University
07/02/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Convenhamos, o lado visível da Lua é bem mais interessante que o lado oculto.
ResponderExcluira dificuldade desta missão para mim só confirma que o ser humano nunca pousou na lua, foi tudo encenação.
ResponderExcluirConcordo em gênero, grau e numnúm com vc.Como que com tecnologia arcaica, os EUA colocaram disque o homem na Lua e agora com grandes avanços tecnológicos , é uma enorme dificuldade para levar satélites artificiais pra lá.
ExcluirÉ muito mais complicado controlar uma sonda sem ter alguém nela, os comandos enviados daqui da Terra levam um bom tempo para chegar lá, tudo precisa ser muito, muito calculado.
ExcluirO pouso do homem na Lua foi mais "fácil" porque haviam pessoas controlando tudo por lá, sem precisar esperar certos comandos de manobra partirem da Terra e chegar até eles, claro que a comunicação era algo importantíssimo e levava tempo, mas o mais importante no momento era a movimentação, e isso eles mesmos tinham controle no momento.
O homem foi sim à Lua, não é nada difícil perceber isso.
E não foi somente 1 homem, tivemos várias missões à Lua, vários colocando seus pesinhos e seus objetos de trabalho em nosso satélite natural. Muita da tecnologia que temos hoje se deve a essas muitas missões à Lua.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir2019 09:07
ExcluirTemos que ter muita paciência para ouvir gente leiga ainda a todo momento duvidar que o homem foi um dia a lua .Me poupem .Foi um risco absurdo e desnecessario mas foi.Os Soviéticos iriam cair de pau na encenação e tinham como monitorar fácil. A História esta provando que foi uma denonstração inútil .Apenas isso.Propaganda de vaidade . Agora duvidar de nossa inteligência é demais. Calma rapazes
A.Ramos
O meu celular bate fotos melhor que as câmaras deles
ResponderExcluirSeu celular funciona no espaço?
ExcluirSatélite lançado em 2018 e a qualidade da câmera é de 640x480????
ResponderExcluirQualquer celular de 2018 tem câmera melhor que essa.
Sim, tem um parafuso solto do lado da sonda, tá vendo?
ResponderExcluirI have learn several good stuff here. 온라인바둑이
ResponderExcluir
파라오카지노
ResponderExcluirI accidentally searched and visited your site. I still saw several posts during my visit, but the text was neat and readable.