Em seu primeiro voo com um passageiro de teste a bordo, o SpaceShipTwo VSS Unity da empresa Virgin Galactic voou durante o nascer do Sol no deserto de Mojave na manhã dessa sexta-feira (22), alcançando uma altitude de 89,9 quilômetros - apenas dois meses após seu primeiro voô espacial.
O avião WhiteKnightTwo, que leva a nave VSS Unity numa altitude suficiente para disparar seu motor, decolou do local de lançamento do Mojave Air and Space Port, na Califórnia, após as 11h (pelo horário de Brasília). A unidade se separou cerca de uma hora após o vôo.
O VSS Unity chegou a uma velocidade máxima de Mach 3.0 e atingiu uma altitude máxima de 7 km (7 milhas) acima do voo histórico da Virgin Galactic de 13 de dezembro de 2018.
A bordo do vôo estavam os copilotos Dave Mackay, que é o piloto chefe da companhia, e Michael "Sooch" Masucci, cada um com mais de 10.000 horas de vôo. Um terceiro membro da equipe da Virgin Galactic, Beth Moses, que é o principal instrutor de astronautas da empresa, também estava a bordo. Moses, que completou 400 vôos em gravidade zero, estava a bordo para fornecer mais dados sobre como o o corpo humano reage aos vôos da SpaceShipTwo e como é a experiência na cabine para os passageiros.
Virgin Galactic durante preparos da VSS Unity para voo espacial com passageiro.
Créditos: Virgin Galactic
O voo também transportou quatro cargas fornecidas pela NASA, que irão fornecer aos cientistas dados sobre como os líquidos e os gases se comportam na microgravidade, bem como testes com sensores de campo magnético.
- Europa Clipper - segredos escondidos em oceano de lua de Júpiter podem ser revelados com nova missão
O vôo de hoje estava originalmente programado para o dia 20 de fevereiro, mas foi adiado por causa do mau tempo em Mojave.
O sucesso do voo de hoje marca a segunda vez que a unidade VSS atingiu mais de 80 km de altitude, a linha que muitas vezes é utilizada para definir o limite que separa a atmosfera do espaço. Outros cientistas utilizam a marca de 100 quilômetros.
A Virgin Galactic está planejando transportar turistas espaciais em voos suborbitais por US $ 250.000 cada (quase 1 milhão de reais). O fundador da empresa, Richard Branson, disse que espera embarcar em seu primeiro voo em 16 de julho de 2019 para comemorar o 50º aniversário do lançamento da Apollo 11.
Imagens: (capa-VirginGalactic) / Virgin Galactic
22/02/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Seria legal oferecer um vôo destes para o guru da Terra plana, esqueci o nome e não vou pesquisar, para acabar de vez com essa onda ridícula de obscurantismo!
ResponderExcluirAinda existe terraplanista?
ExcluirBoa anônimo!!!! kkkkkk ... sim Pedro, existe bastante
ExcluirEstão organizando uma excursão até a borda da Terra. Ainda deve ter vaga no navio.
ExcluirCom o turismo espacial, os terraplanistas estão com os dias contados.
ResponderExcluir