A pequena sonda Beresheet, colidiu com a superfície lunar nessa quinta-feira (11 de abril). Ao invés de realizar um pouso suave como previsto, após seis semanas de viagem a pequena sonda israelense acabou "caindo" em solo lunar. Se sobrou alguma peça? Provavelmente apenas seus pedaços...
Mas não foi um fracasso. Beresheet ganha o título de primeira sonda custeada e criada por uma empresa privada sem fins lucrativos a tocar a superfície de outro astro além da Terra.
Com quase 100 milhões de dólares doados pela Agência Espacial Israelense e doadores privados, a organização SpaceIL mostrou que uma missão espacial pode ser feita com baixo custo de investimento. Beresheet então deixou a Terra em fevereiro de 2019 a bordo de um foguete da SpaceX.
- 'Luzes alienígenas' filmadas na Noruega intrigam observadores - o que era aquilo afinal?
- Sonda Opportunity nos deixou uma última imagem panorâmica de Marte antes de 'ir embora'
A viagem até a Lua foi muito bem sucedida, mas a comunicação com a sonda enfrentou sérios problemas quando ela estava a apenas 150 metros de altitude da superfície lunar. O motor principal teve que ser reiniciado, mas já não havia tempo para um pouso suave. Às 16h25 pelo horário de Brasília, Beresheet havia tocado a Lua, mas de forma bastante violenta...
Última fotografia enviada pela sonda israelense Beresheet ao chegar na Lua,
no dia 11 de abril de 2019, quando estava a 22 km de altitude.
Na placa acoplada à sonda, a frase abaixo da bandeira de Israel diz "pequeno país, grandes sonhos".
Créditos: SpaceIL / IAI
O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Nétanyahou, saudou o projeto. "Quando falhamos na primeira tentativa, tentamos novamente".
O fundador do concurso Lunar X Prize, Peter Diamandis, anunciou logo após a queda da sonda, um prêmio especial de 1 milhão de dólares à SpaceIL para impulsionar o lançamento de uma segunda tentativa. "Eles não apenas tocaram a superfície da Lua", disse Peter. "... mas eles tocaram também a vida e os corações de uma nação inteira, e de estudantes ao redor do mundo."
Imagens: (capa-SpaceIL) / SpaceIL / IAI
12/04/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir