Um raio atingiu um foguete russo Soyuz durante o lançamento de um satélite nessa segunda-feira (27 de maio). Ao ver as imagens ficamos assustados e logo imaginamos um grande desastre. Mas não se preocupem: por incrível que pareça, está tudo sob controle, e a missão não foi prejudicada, disseram autoridades russas.
O fenômeno inusitado aconteceu durante o lançamento do sistema de navegação Glonass-M, no Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia, a cerca de 800 quilômetros ao norte de Moscou às 9h23 (horário local). Em um comunicado oficial, a Roscosmos (agência espacial russa) informou que o foguete atingiu a órbita com sucesso.
Foguete russo Soyuz é atingido por raio durante lançamento em 27 de maio de 2019.
Créditos: Roscosmos / Dmitry Rogozin / Twitter
"O raio não é um obstáculo para você!" escreveu Dmitry Rogozin no Twitter. Dmitry (diretor geral da Roscosmos) aproveitou sua postagem para parabenizar a equipe de lançamento do Glonass-M e as Forças Militares. Ele compartilhou o vídeo que mostra o momento exato em que o foguete é atingido pelo raio.
O foguete lançado pela Roscosmos leva Glonass-M - o último de uma série de satélites de navegação para serviços militares e civis da Rússia. "Uma conexão telemétrica estável é estabelecida e mantida com a espaçonave", escreveram os funcionários do Ministério de Defesa da Rússia. "Os sistemas de bordo da nave espacial Glonass-M estão funcionando normalmente."
Falaremos sobre isso ao vivo em nosso canal no Youtube, e mostraremos o momento em que o foguete Soyuz foi atingido pela descarga elétrica.
A transmissão ao vivo também estará disponível logo abaixo. Aproveite e se inscreva em nosso canal. Participe também do sorteio (clique aqui e saiba mais).
É raro presenciarmos foguetes sendo atingidos por raios durante seus lançamentos, mas não é a primeira vez que isso acontece. Em novembro de 1969, o foguete Saturno V da missão Apollo 12, da NASA, com destino a Lua, foi atingido duas vezes seguidas.
- Tesla de Elon Musk poderá colidir com a Terra ou com Vênus futuramente
- Lixo espacial super estranho está orbitando a Terra de uma forma bizarra
Alguns displays internos da tripulação apresentaram falhas, mas o "Foguete Lunar" conseguiu alcançar a órbita com sucesso. Após revisar os sistemas, os controladores de voo disseram que os sistemas da Apollo 12 estavam em boas condições, e apesar do susto, a missão continuou sem problemas, e o pouso na Lua ocorreu como planejado.
Imagens: (capa-Roscosmos/divulgação) / Roscosmos / Dmitry Rogozin / Twitter
27/05/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
a pergunta que deveria ser é, o que ele carregavam naquele foquete?
ResponderExcluirTá falando na matéria. O foguete levava um satélite Glonass-M, que é usado para sistemas de navegação, tipo GPS.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Vá para o raio que o parta!". Opa, esse não.
ResponderExcluir