No dia 2 de julho de 2019 acontece um Eclipse Solar Total - o terceiro eclipse solar do ano. No Brasil ele também poderá ser visto, porém, de forma parcial. Logo abaixo explicamos os detalhes.
Onde acontece o Eclipse Solar Total de 2 de julho de 2019?
A totalidade do eclipse, ou seja, todo o disco solar sendo encoberto pela Lua, poderá ser vista apenas por observadores situados em uma pequena faixa estreita, que passará pelo sul do Oceano Pacífico e sul da América do Sul. Mas existem várias regiões da América do Sul que poderão observar o eclipse de forma parcial.
Mapa de visibilidade do Eclipse Solar Total de 02 de julho de 2019.
A estreita área mais escura no centro terá visibilidade total, de 100%. As áreas que ficam mais claras, terão visibilidade de 90%, 40% e pouco mais de 0% , respectivamente.
Créditos: TimeandDate / divulgação
O Eclipse Solar poderá ser visto do Brasil? Quais regiões?
Sim. O Eclipse Solar de 2 de julho de 2019 também poderá ser visto do Brasil, porém, apenas de forma parcial. Isso significa que apenas uma parte do disco solar será encoberta pela Lua. Por aqui, o dia não vai virar noite, mas ainda assim, é um belo fenômeno para ser observado (com proteção adequada, claro).
Além do Brasil, o Eclipse Solar de 2 de julho poderá ser visto de forma parcial na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Como será a visibilidade do Eclipse Solar em cada região do Brasil?
Isso varia bastante de acordo com a região e o estado em que o fenômeno poderá ser visto. No Brasil, as regiões sul, sudeste e centro-oeste poderão observar o eclipse de forma parcial. O oeste da região norte e uma pequena fatia do sul do nordeste também poderá observá-lo.
Mapa de visibilidade do Eclipse Solar Total de 2 de julho de 2019 na América do Sul.
Créditos: TimeandDate / AstroPE / divulgação
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
Qual é o horário do eclipse solar de 2 de julho?
O horário varia de acordo com cada estado/região, porém, em todo o Brasil, é unanime dizer que ele poderá ser visto durante a tarde, e seu máximo (momento em que a maior parte do Sol estará encoberta) acontece por volta das 17h00.
A seguir, vejam os horários do Eclipse Solar de 2 de julho de 2019 para as capitais dos estados da região sul do Brasil:
Agora, vejam os horários do Eclipse Solar de 2 de julho de 2019 para as capitais dos estados da região sudeste do Brasil:
Confiram os horários do Eclipse Solar de 2 de julho de 2019 para as capitais dos estados da região centro-oeste do Brasil:
Vejam agora os horários do Eclipse Solar de 2 de julho de 2019 para as capitais dos estados da região norte do Brasil:
Infelizmente, na região nordeste do Brasil, nenhuma capital terá a chance de observar o eclipse solar de 2 de julho de 2019, sendo que, apenas uma estreita faixa no sul da Bahia terá o privilégio de observá-lo minimamente:
Transmissão ao vivo do Eclipse Solar Total de 02 de julho de 2019
Como de costume, teremos uma transmissão ao vivo do Eclipse Solar Total de 02/07/19. A live acontece no Youtube (canal Galeria do Meteorito). Teremos imagens ao vivo diretamente do Chile, onde a TOTALIDADE do Eclipse Solar de 2 de julho poderá ser observada.
Aproveitem e se inscrevam em nosso canal (clique aqui para acessá-lo) , assim você não perde esse e outros grandes eventos astronômicos. Ativem o sininho para receber as notificações, e compartilhem com seus amigos e familiares!
Cuidado: Nunca, jamais, em hipótese alguma, olhe para o Sol sem proteção adequada (máscara de solda apropriada, ou apenas o vidro da máscara de solda).
Se for observar com equipamento astronômico, utilize um filtro solar adequado, sobretudo um que seja acoplado na entrada do equipamento (como mostra a imagem acima) para evitar superaquecimento e danos irreversíveis na sua retina.
Observar o Sol (ou até mesmo o eclipse solar) sem equipamento apropriado para barrar a radiação, causa cegueira imediata ou permanente. Não brinque com a sua saúde.
Créditos: (capa-divulgação) / TimeandDate / AstroPE / divulgação
26/06/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário