Se preparem, pois em instantes, a Lua estará passando na frente do Sol, nos proporcionando uma vista magnífica. Em uma estreita faixa que passa pelo Chile e pela Argentina, o dia vai virar noite por cerca de 3 minutos. Sim, e é de lá que as imagens serão transmitidas ao vivo, diretamente para nossa live que acontece no Youtube!
Em outras partes da América do Sul, incluindo Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil, o Eclipse Solar dessa terça-feira poderá ser visto de forma parcial.
Transmissão ao vivo: Eclipse Solar Total de 2 de julho de 2019
A nossa live terá início às 13h30 pelo horário de Brasília, em nosso canal no Youtube, e também poderá ser vista logo abaixo:
Para participar do chat ao vivo e bater aquele papo gostoso com a gente, encorajamos a todos acessarem a live diretamente pelo Youtube (clicando aqui).
Para saber quais regiões do Brasil poderão observar esse Eclipse Solar de hoje, 2 de julho de 2019, e os horários, clique aqui.
E como sempre, vale lembrar: Nunca, em hipótese alguma, olhe para o Sol sem uma proteção adequada (máscara de solda apropriada, ou o vidro da máscara de solda, ou óculos apropriados para eclipse).
Se for observar com equipamento astronômico, utilize um filtro solar adequado, sobretudo um que seja acoplado na entrada do equipamento (como mostra a imagem acima) para evitar superaquecimento e danos irreversíveis na sua visão.
Observar o Sol (ou até mesmo o eclipse solar) sem equipamento apropriado para barrar a radiação, causa cegueira imediata e permanente. Todo cuidado é pouco.
Como acontece um Eclipse Solar?
Diferente do eclipse lunar (quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua) o eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, em um alinhamento que faz com que a sombra da Lua seja projetada aqui na Terra. Na imagem abaixo podemos ver a diferença entre um eclipse solar e um eclipse lunar:
Este eclipse solar que acontece agora em 2 de julho é o primeiro eclipse solar total desde agosto de 2017. O próximo Eclipse Solar Total acontece em 14 de dezembro de 2020, e mais uma vez, a totalidade poderá ser vista do Chile e da Argentina.
Imagens: (capa-divulgação) / YouTube / Galeria do Meteorito / divulgação
02/07/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário