Na próxima terça-feira, 16 de julho de 2019, acontecerá um Eclipse Lunar Parcial, que (pra nossa sorte) poderá ser visto de grande parte do globo, incluindo todo o Brasil! E pra você ficar por dentro de tudo sobre esse magnífico evento astronômico, fizemos essa matéria com todos os detalhes
Este é o segundo e último eclipse lunar de 2019. O primeiro foi um Eclipse Lunar Total, ocorrido em 21 de janeiro. Este, de 16 de julho, fecha o ciclo de eclipses lunares para este ano, e será do tipo parcial.
Qual é a diferença entre um Eclipse Lunar e um Eclipse Solar?
Um Eclipse Lunar acontece quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua a ponto de lançar uma sombra que cobre a Lua Cheia.
Já no Eclipse Solar, é a Lua que está alinhada entre a Terra e o Sol (lua Nova), e por sua vez, é ela que lança sua sombra aqui na Terra, como mostra a figura abaixo:
Quantos tipos de eclipses lunares existem?
Basicamente, podem ocorrer dois eclipses lunares: o total e o penumbral, e um terceiro que é uma mistura entre esses dois.
Durante um eclipse lunar, a Lua passa pela sombra que a Terra está projetando (por conta do alinhamento). Mas se o alinhamento não estiver perfeito, a Lua não passará pela umbra (sombra principal), mas sim pela penumbra, região sombreada na parte externa da umbra. Com isso, a Lua chega a mudar de coloração, mas apenas parcialmente.
Créditos: Wikimedia Commons
E quando a Lua não entra totalmente na umbra (sombra interna mais escura), mas ainda assim, uma parte do disco lunar pela por essa região, então temos o Eclipse Lunar Parcial (como é o caso desse eclipse de 16 de julho).
O Eclipse Lunar de 16 de julho de 2019 será visível no Brasil?
Sim! O Eclipse Lunar Parcial de 16 de julho poderá ser visto de todo o Brasil, assim como de toda a América do Sul, África, Europa, Austrália, e grande parte da Ásia.
Infelizmente, esse eclipse lunar não poderá ser visto da América do Norte, e apenas uma pequena parte da América Central poderá ter um vislumbre do fenômeno.
Qual horário que acontece o eclipse lunar de 16 de julho de 2019 no Brasil?
Não importa onde você esteja no Brasil, assim que anoitecer em 16 de julho, a Lua já nascerá à leste eclipsada. Ou seja: este eclipse será visível na região leste de todo o país logo ao anoitecer. Conforme a Lua ganha altura, as fases finais do eclipse poderão ser vistas.
A partir das 21h00, em todo o Brasil, o Eclipse já terá praticamente terminado, então fique de olho na direção leste (onde o Sol nasce) assim que começar o anoitecer.
Aí vão os horários do eclipse do dia 16 de julho para todas as capitais:
Transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Parcial de 16 de julho de 2019
E claro: teremos live em nosso canal do Youtube com o melhor desse eclipse lunar parcial de 16 de julho. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar o sininho, para não perder esse ou qualquer outro evento astronômico!
E uma ótima dica: diferente do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser visto com binóculos e telescópios sem qualquer problema! Aproveite para fotografar o eclipse com esse tutorial imperdível (clique aqui para acessar).
Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!
Imagens: (capa-divulgação) / Wikimedia Commons / NASA / Calendarr
12/07/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
oque o Eclipse vai fazer tipo vai acontecer oq?
ResponderExcluirEm oque ira acontecer
ResponderExcluir