Provavelmente você já teve essa dúvida, ou até se perguntou em algum momento: "por que os planetas são tão diferentes, têm cores diferentes, se todos foram formados 'ao mesmo tempo'?"
O disco de acreção (material em rotação em torno de uma estrela, composto por gás e poeira), de fato, é o que forma todos os objetos que existem em um sistema, incluindo asteroides, planetas, cometas, luas, etc...
A cor de um planeta, por exemplo, depende de sua superfície e atmosfera, e de como irá refletir a luz de sua estrela.
Se pegarmos o nosso Sistema Solar como exemplo, Mercúrio praticamente não tem atmosfera, então sua cor cinza é o resultado de sua superfície refletindo a luz solar.
Ilustração artística dos planetas do Sistema Solar, Sol e Lua.
Créditos: divulgação
Júpiter, por outro lado, tem uma atmosfera rica em hidrogênio e hélio, com pequenas quantidades de água, cristais de gelo, cristais de amônia e outros elementos. Esses cristais produzem as nuvens brancas, laranjas, marrons e vermelhas que vemos - também o resultado da reflexão da luz solar.
Mas... por que a composição é diferente?
Apesar dos planetas (todos, sem exceção) terem sido formados praticamente ao mesmo tempo, a partir da mesma nuvem que compõe o disco de acreção em torno de uma estrela, eles acabam sendo (no mínimo) bastante diferentes um do outro.
Enquanto a formação planetária acontece, a estrela em formação (ainda instável) produz ventos estelares intensos, que sopram os elementos mais leves para regiões mais distantes (hidrogênio e hélio, por exemplo). Já os elementos mais pesados tendem a permanecer mais próximo.
- O asteroide Apophis pode colidir com a Terra em 2029?
- Por que o céu noturno é escuro se o Universo é cheio de estrelas?
Com isso, gigantes de gás são comuns em regiões mais afastadas, e planetas rochosos são comuns em regiões mais próximas de suas estrelas. Este processo permite que cada planeta seja quimicamente diferente um do outro, e cada um, com suas próprias características.
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / divulgação
10/07/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Tio Anônimo; como o senhor perguntou: por onde anda José Bonifácio?
ResponderExcluirRespondo: eu e meu pai, estamos atentos.
Só não comentamos mais, porque prometemos: e cumprimos nossa palavra.
Mas acesso o conceituado GALERIA DO METEORITO, todos os dias.
Agitem mais esse site.
Querem que meu pai volte a comentar?
pode comentar a vontade, eu autorizo kkkkkk
ExcluirTio Anônimo, o senhor sabia que o 5° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam de JÚPITER, ao invés de orbitar o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam de SOL, como o mesmo. orbita também, o centro de nossa GALÁXIA?
ResponderExcluirexplique mais o assunto
ExcluirJura? Eu sabia que 51o MICROMACRO DESELEMENTO erradamente chamado de CACHAÇA, não vem do alambique, o nome erradamente dado à DESTILARIA DE SUMO DE CANA, mas sim da cana-de-açúcar, o nome que os das ciências atrasadas dão à planta Saccharum officinarum.
ExcluirPqp, eu sou inteligente pakaray! Mudei o nome da cachaça, do alambique e da cana de uma só vez, e de quebra ainda me considero "cientista avançado" sem diploma! O doutor vai ficar orgulhoso de saber isso!
Tio Anônimo; meu pai diz e está coberto de razão, que os das ciências-ainda-a-avançar, conhecem apenas 10% do MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "ÁTOMO", e apenas 1%, sobre o MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR. Tanto é, que ainda chamam como os antigos faraós chamavam: erradamente de SISTEMA-SOLAR.
ResponderExcluirEle diz também e prova, que desses 10% que o homem conheceu sobre o ÁTOMO, utilizou 90% para o mal, e só apenas 10%: para o BEM.
Por isso ao invés de conseguir a cura para o câncer, conseguiu outros tipos de câncer.
Quanto ao que chamam de JÚPITER tio, tudo que compõe o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, normalmente encontra-se: em 3 movimentos.
ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO, e PROJEÇÃO.
Só que JÚPITER por ser muito grande, não orbita o DEAT = SOL, e sim orbita um circulo em torno do centro: de nossa GALÁXIA.
oi
ResponderExcluir