Agora, um novo estudo indica que o disco da Via Láctea não tem exatamente aquela forma que costumamos ver nas belas imagens ilustrativas que encontramos em livros e na internet.
Pesquisadores da Universidade de Varsóvia, na Polônia, construíram um mapa tridimensional da Via Láctea, usando as distâncias entre as estrelas 'Cefeidas' como marcação. Cefeidas são estrelas jovens e gigantes, que emitem entre 100 a 10 mil vezes mais brilho que o nosso Sol, e por isso podem ser observadas de grandes distâncias.
Um estudo anterior, publicado em fevereiro, já tinha mostrado evidências de deformações ao redor das bordas da Galáxia, e agora uma nova pesquisa publicada na revista Science, reafirmou essa hipótese.
As estrelas observadas nas pesquisas, produzem pulsos de luz regulares, e permitiram determinar a posição de 2.431 Cefeidas espalhadas pela Via Láctea. "Nosso mapa mostra que o disco da Via Láctea não é plano; é deformado e torcido", afirmou o astrofísico Przemek Mroz.
Ilustração artística mostra como seria a distribuição de estrelas em nossa Galáxia.
A posição do nosso Sistema Solar é indica.
Créditos: Skowron et al. / Science
A pesquisa utilizou o 'Optical Gravitational Lensing Experiment' (OGLE), um telescópio polonês que, desde o início de sua operação, foi responsável por quase triplicar o número de Cefeidas descobertas na Galáxia.
O estudo que foi publicado em fevereiro de 2019, também utilizava as estrelas Cefeidas como base, mas essa nova pesquisa acabou dando mais precisão e detalhes, reforçando as descobertas.
- Qual é a origem do nome Via Láctea?
- É verdade que ninguém sabe qual é o formato da nossa galáxia? E quantos braços ela tem?
Segundo especialistas, a Via Láctea é uma galáxia espiral, ou espiral barrada, e não seria incomum que tivesse bordas distorcidas. Incomum é o fato de estrelas jovens fazerem parte dessas deformações. Uma das possibilidades para explicar esse fato é que o disco externo da Via Láctea pode estar atrasado, sendo puxado pelo disco interno maciço, criando um tipo de formato alongado ao invés de um disco perfeitamente plano.
Imagens: (capa-ilustração/Science) / Skowron et al. / Science
05/08/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Eu acho lindo ver a via via lactea aqui onde moro tem pouca luz da cidade pois moro na praia vejo as 🌟 e admiro sempre este céu e também admiro o nascer do ☀️
ResponderExcluir