Um asteroide gigantesco intitulado 1998 HL1 (162082) de quase 1 quilômetro de diâmetro (na maior das expectativas) está prestes a fazer sua máxima aproximação com a Terra.
O astrônomo italiano, Gianluca Masi, do projeto Virtual Telescope, registrou a passagem dessa grande rocha espacial no dia 19 de outubro de 2019, quando ela estava a cerca de 8,5 milhões de km de distância do nosso planeta.
Imagem feita com 300 segundos de exposição, com telescópio de rastreio, que acompanha o objeto a ser fotografado.
Repare nas estrelas de fundo, que aparecem como riscos (conforme o telescópio acompanha o asteroide).
Créditos: Gianluca Masi / The Virtual Telescope Project
E no dia 25 de outubro de 2019, o asteroide 1998 HL1 estará fazendo seu encontro mais próximo com a Terra, quando chegará a 6,2 milhões de quilômetros do nosso planeta - equivalente a mais de 16 vezes a distância da Lua.
O tamanho estimado dessa rocha espacial varia de 440 à 990 metros, tendo uma média de aproximadamente 715 metros de largura.
Durante sua máxima aproximação com a Terra no dia 25 de outubro, astrônomos amadores poderão rastrear o asteroide do quintal de casa, mas será necessário um telescópio de pelo menos 200 mm de abertura.
O asteroide 1998 HL1 foi descoberto em 18 de abril de 1998, e mais de 600 observações foram feitas para estimar sua trajetória.
O projeto Virtual Telescope também fez um timelapse, que mostra o asteroide se movendo contra o fundo estrelado (o vídeo está disponível abaixo, no final da matéria). Para fazer o timelapse, 259 fotos foram feitas, com dez segundos de exposição cada.
Qualquer objeto espacial que tenha pelo menos cerca de 140 metros, e que chegue a menos de 19,5 vezes a distância da Lua, já é considerado um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA, na sigla em inglês). Apesar de ser considerado um asteroide potencialmente perigoso, 1998 HL1 não oferece risco para o nosso planeta. Sim, podemos ficar tranquilos...
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Gianluca Masi / The Virtual Telescope Project
22/10/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Não seja um desmancha prazeres, chega bem mais pertinho para a gente te observar melhor.
ResponderExcluirA Galeria do Meteorito está de olho e a gente aproveita esses detalhes incríveis de corpos raspando nossa Terra. Abraço enquanto aguardo novidades.
ResponderExcluir