Astronautas das 6 missões Apollo que pousaram na Lua trouxeram, ao todo, 382 kg de material lunar para pesquisas. Muitas dessas amostras e rochas foram extensivamente analisadas e revelaram muitos segredos sobre o nosso satélite natural.
Porém, algumas dessas amostras permaneceram lacradas desde aquela época, e agora a NASA decidiu abrir duas delas.
A nova investigação faz parte do projeto 'Apollo Next-Generation Sample Analysis' da NASA (ANGSA). Segundo a agência espacial, agora poderemos estudar essas amostras com novas tecnologias que não estavam disponíveis quatro décadas atrás quando elas foram coletadas.
"Hoje somos capazes de fazer medições que simplesmente não eram possíveis durante os anos do programa Apollo", disse Sarah Noble, cientista do programa ANGSA, em comunicado. "A análise dessas amostras maximizará o retorno científico da Apollo, além de permitir que uma nova geração de cientistas e curadores refine suas técnicas e ajude a preparar futuros exploradores para missões lunares previstas para a década de 2020 e além."
Todas as amostras ainda lacradas são provenientes das três últimas missões lunares, Apollo 15, 16 e 17. O plano atual da ANGSA consiste em investigar duas amostras da Apollo 17. Uma delas foi fechada, mas não foi selada a vácuo durante a coleta, enquanto o outro foi selado a vácuo diretamente na Lua e será aberto no início de 2020.
Astronauta Gene Cernan da missão Apollo 17 poucos minutos antes de coletar
as duas amostras que estão sendo abertas agora (amostras 73002 e 73001).
Créditos: NASA / divulgação
"A abertura dessas amostras agora permitirá novas descobertas científicas sobre a Lua e permitirá que uma nova geração de cientistas refine suas técnicas para estudar melhor amostras futuras que devem ser coletadas pelos astronautas da Artemis", acrescentou Francis McCubbin, curador de astromateriais da NASA no Johnson Space Center. "Nossas tecnologias científicas melhoraram bastante nos últimos 50 anos e os cientistas têm a oportunidade de analisar essas amostras de maneiras que não eram possíveis anteriormente".
A NASA está planejando um retorno ambicioso à Lua na próxima década. O Programa Artemis deve ter várias missões que devem explorar nosso satélite natural como nunca antes, em preparação para um pouso tripulado algum tempo após 2024.
A análise dessas amostras é essencial para o programa Artemis. Nessas pequenas coleções de solo lunar (regolito), há uma tonelada de informações esperando para serem reveladas.
Imagens: (capa-NASA/UT Austin) / NASA / divulgação
12/11/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Lunáticos são os que dizem e os que ingenuamente também acreditam, que essas amostras, foram coletadas pessoalmente pelos que dizem mentirosamente, terem pousado, andado e saltitado no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, que ESTABILIZA a ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, que primitivamente: chamam de LUA.
ResponderExcluirRICHARD, vende meteoritos originários e fragmentados de vários ELEMENTOS CÓSMICOS, mas não engana ninguém, dizendo que ele os coletou diretamente, em seus locais de origem.
Uma hora dessas, o pessoal dessas AGÊNCIAS AEROESPACIAIS, vão vender loteamentos-residências no DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que primitivos faraós chamavam de SOL, e muitos vão comprar.
Olha o cara que mente dizendo ser doutor e professor, querendo acusar a NASA de mentir que foi para Lua. Tá de brincadeira...
ExcluirAss. L.
José Bonifácio, desista, os Anônimos comprovaram através da argumentação que sua ciência é demasiadamente antiquada e não passa nem do básico, até onde você pretende ir com isso? Eu no seu lugar já teria ido embora do site.
ExcluirLembrando daquele infame ditado: parece mulher de malandro, gosta de apanhar.
ExcluirAss. L.
haha otario
ExcluirAcabamos de postar comentário abaixo, concernente matéria publicada pela SPUTNIK, titulo:
ResponderExcluir"Oxigênio descoberto em Marte intriga cientistas da NASA".
COMENTÁRIO DO MAIOR GÊNIO DE TODOS OS TEMPOS:
Surpresa apenas para o pessoal da NASA, que mesmo dominando grandes TECNOLOGIAS, sobre MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, MICRO E MACRO QUÂNTICA AVANÇADA, diferentemente de mim: não sabem nada.
Há bastante espaço-tempo-i, eu já DESCOBRIA, AFIRMAVA e PROVAVA no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, também aqui, que assim como a nossa CONSTITUIÇÃO ELEMENTAR CORPÓREA PREDOMINANTE era ÁGUA, dos habitantes do 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que assim como antigos legionários romanos, chamam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA: era AR.
Inclusive provando também, que era por isso que os habitantes do 4° ELEMENTO ORBITAL para os primitivos MARTE, nunca foram vistos, fotografados ou filmados: por SONDAS da NASA.
E também diferentemente de nós, são imunes a DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR.
Se interessa a vocês moçada, saber qual a constituição corpórea dos que habitam o 2° ELEMENTO ORBITAL, que chamam indevidamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, é só acessarem nosso site acima.
Cadê Fabio Rosa e Barbosa, ciência-nada-só-prosa, que viviam me chamando de analfabeto-científico?
Somem mil da ROSCOSMOS + mil da NASA, e da ESA + mil, que mesmo assim não chegam nem a 0,1%, de conhecimentos MACROCÓSMICOS, que possui o MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO E AVANÇADO DO BRASIL.
Então, a divulgação das "ciências avançadas" não se faz através da submissão, à periódicos revisados por pares, de artigos descrevendo meticulosamente os experimentos realizados, seguido por discussão dos resultados apoiado por revisão da bibliografia, e sim, por meio de comentários em sites de notícias sensacionalista?
ExcluirNão parece muito fidedigno.
Muitos conhecimentos em trocar nomes. Seguindo a sua linha de raciocínio, se eu parar de chamar a Terra de Terra, e passar a chamá-la de Earth, meu salário vai cair na minha conta em dólar. Explica essa aí "múltiplo cientista".
ExcluirAss. L.
E seguindo o seu raciocínio, os habitantes de Marte são a própria atmosfera do planeta. Então podemos deduzir que todos os habitantes estão dissolvidos uns nos outros. E assim deduzir que os habitantes podem ser cruelmente esquartejados com um vento (deles mesmos), e assim tecnicamente, os coitados dos habitantes de Marte estão nadando em umas sopa de restos corporais deles mesmos. Isso é um exemplo de como as ideias são, no mínimo, absurdas, quando colocadas em um simples experimento mental de causa e efeito.
ExcluirAss. L.
Sem contar que fiquei com vontade arrancar meus olhos, quando li: MICRO E MACRO QUÂNTICA. Sou agnóstico, mas dessa vez vou ter que solta um MEEEEEEEEUUUUUUUUU DEEEEEEEEUUUUUUUSSSSSSS! mas que desgraça é essa!?!?!?! Onde o cara achou uma macro quântica!!!!!!! Mas que absurdo!!!!!!!! Falar micro quântica é pior que falar "subir para cima" ou "sonhar um sonho"... Sei lá, é até difícil imaginar uma frase mais absurda do que essa!
ExcluirAss. L.
Estava pensando aqui, o Doidofácil diz que o "elemento" que "rege o 2 elemento vital, orbital, sei lá" é o fogo, né... Será então que o motoqueiro fantasma é de Vênus então? E o Charmander deve ser o pet dele... E talvez o tocha humana seja seu vizinho...
ExcluirAss. L.
Anônimo L, você se esqueceu do arlúvio de Marte? Está em promoção na Black Friday.
ResponderExcluirHahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!
ExcluirAss. L.
O quê? O arlúvio tá na promoção? Ainda bem que o wi-fi aqui do hospício voltou. Perdi toda essa discussão mas pelo menos vai dar pra aproveitar o desconto.
ExcluirSeu Bé Zonifácio, já que tá na promoção, me arruma três arlúvios aí, um pra mim, um pro doutor e outro pro bebum do Ashtar Sheram
Só para os que desconhecem
ResponderExcluirDe Van Allen cinturões
E conhecem os de couro cru
Acreditam nos que nunca foram
E retornarão dia nenhum.
Chamam de LUA
Os lunáticos
Não de ESTABILIZADOR
O DISTRIBUIDOR chamam de SOL
Como o faraó também chamou.
Tem uma música do Van Halen que não sai da cabeça.
ExcluirComigo é aquele solo de "Eruption". Eddie Van Halen é o cara.
ExcluirAquele solo com taping é sobre-humano
ExcluirAss. L.
Se quer fazer poesia,
ResponderExcluirSente-se e fique a vontade
Mas faça isso no seu blog
Pois de ciências não sabe da missa a metade
Bonifácio é um louco de pedra
Disso todo mundo sabe
De arlúvio é feito sua cabeça
De gelatina é feito seu sabre
Estufa o peito e diz que é que é doutor
Mas acha que alquimia é avançado
Os 4 elementos é coisa de criança
O homem precisa é ser internado
No hospício tem uns 4 Jesus
Outro jura que não é terráqueo
Sempre tem os que se acham escolhidos
Acho que são parentes do Bonifácio
Se diz um ser superior
Mesmo sendo, a todos igual
Quando começa com essa conversa
Já sei que dá cabeça não é normal
E com essa poesia
Termino essa história
E cada vez que me ignora
Sei que é só o reflexo da minha mais pura vitória.
Ass. L.
Huehuehue...
ExcluirJosé Bonifácio, você é um lunático!
ResponderExcluirSério? É nada...
ExcluirAcho que ele vai te contestar, dr Freud, pois ele diz que a Lua não se chama Lua e sim estabilizador (igual aqueles no-break de PC).
ExcluirPortanto, para o Doidofácil ele é um "estabilizadorzático".
Sim Astro Excluso, o José Lunafácio vai para um hospital psiquiátrico para passar por exames na cachola vazia dele. Anônimo, o José sofre de Transtorno Delirante, o cérebro dele é atrofiado!
ExcluirFico pensando na dificuldade que esse astronautas passam para coletar essas amostras... Além de toda o risco e o desconforto da viagem, vocês já viram os vídeos deles lutando para ficar em pé? Aí para ferrar ainda mais as coisas, os caras tem que minerar nada mais nada menos que a Lua! É só peão que sai catando cavaco que nem tiozão em fim de festa.
ExcluirAss. L.
Enquanto os intrúpetas farfalham estridentemente suas galhofas, o nobre quadrúpede contempla-os, inserto nas brumas do silêncio e ruminando somente o seu repasto, exibindo cada um a sua ciência além da própria compreensão e redigindo jurisprudências acerca das Leis Cósmicas do Universo Local. Elétrons não são bolinhas de gude e o intestino, ao contrário do cérebro, não guarda dejetos por muito tempo.
ResponderExcluirEu, selenita que sou, só fico assistindo as múltiplas insanidades dos terráqueos.
ResponderExcluir