Um "presente de Natal" está assustando muita gente ao redor do mundo, sobretudo por conta de diversos sites que o noticiam como uma ameaça potencial para a vida na Terra. Mas será isso mesmo?!
Estamos falando do asteroide 2000 CH59 (ou 310442), que tem cerca de 620 metros de diâmetro e é classificado pela NASA como um Asteroide Potencialmente Perigoso, pelo fato de ter mais de 140 metros e fazer uma aproximação com a Terra numa distância menor que 7.480.000 km (ou 0,05 UA).
De acordo com o CNEOS (Center for Near Earth Object Studies - Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra) da NASA, o asteroide deve fazer sua máxima aproximação no dia 26 de dezembro de 2019 às 07:54 UTC (4:54 pelo horário do Brasilia), passando a uma velocidade de 12 km/s.
Mas ao contrário do que muitas páginas e canais do youtube estão divulgando, o asteroide gigante deve passar a uma distância segura de cerca de 7.180.697 quilômetros (19 vezes a distância entre a Terra e Lua) ou seja: não existe qualquer chance de colisão com a Terra.
Sobre o fato do asteroide 2000 CH59 ser classificado como Potencialmente Perigoso, não há motivos para preocupação. Essa classificação serve basicamente para que os cientistas tenham mais atenção e observem com mais atenção esses objetos, sobretudo se suas órbitas sofrerem alguma alteração de trajetória.
- Estrela Betelgeuse pode explodir a qualquer momento?!!
- Mínimo Solar acaba de bater Recorde da Era Espacial - O "auge do mínimo" ainda está chegando
Portanto podemos ficar tranquilos com relação à máxima aproximação do asteroide 2000 CH59. Confira nossa transmissão ao vivo, onde falamos sobre o "Asteroide de Natal" e mostramos detalhes sobre sua passagem próxima:
Imagens: (capa-ilustração) / YouTube / divulgação
19/12/19
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
QUE NOTICIA SINISTRA
ResponderExcluirisso é sensacionalismo barato, ele vai passar a quase 20 vezes a distância da Lua....
ResponderExcluirverdade. são notícias sensacionais e de graça!!! Valeu Galeria!!!
ExcluirSerá que pode ser visto a olho nu
ResponderExcluirNão.
ExcluirCoice de Mula, é verdade que você é um cientista brasileiro?
ResponderExcluirRapaz, tinha até esquecido a história do "cientista Coice de Mula" kkkkkkkkkkkkkk
ExcluirJosé Doidofácil e suas loucuras
Astro Intruso faz a pergunta acima para Coice De Mula, porque eu havia dito que todas as vezes que citam VULCÃO, digo que o cientista brasileiro Coice De Mula, denominou corretamente VULCÃO, como sendo "VÁLVULA DESCOMPRESSORA MAGMÁTICA".
ResponderExcluirPara mim, qualquer pessoa que tem algum conhecimento, tem CIÊNCIA e é cientista. Até mesmo quem possui conhecimentos religiosos, tem conhecimentos sobre algo, e é um cientista.
Apresentando conhecimentos novos, pesquisou, estudou, provou e desenvolveu CIÊNCIA.
Cito sempre o Coice De Mula, porque jamais me apropriei de conhecimentos científicos, que meus não fossem.
Vai sonhando...
Excluir