Dois asteroides estão se aproximando da Terra hoje. Um dos asteroides que se aproxima é quase tão grande quanto uma pirâmide e causaria um grande evento de impacto se colidisse com o nosso planeta.
De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da NASA (CNEOS), o primeiro asteroide que se aproximará da Terra hoje é conhecido como 2020 BA10. Descoberto em janeiro de 2020, este asteroide tem um diâmetro estimado de 40 metros e viaja numa velocidade de 32.000 km/h.
O segundo asteroide que visita a vizinhança da Terra é conhecido como 2020 DD. Este asteroide está viajando a uma velocidade muito mais rápida em comparação com o 2020 BA10. Conforme indicado no banco de dados da CNEOS, o asteroide 2020 DD está viajando numa velocidade incrível de mais de 130.000 km/h (ou 36 quilômetros por segundo).
A CNEOS estimou que este asteroide tem um diâmetro de cerca de 100 metros, tornando-o quase tão grande quanto a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito.
Ambos os asteroides que se aproximam são membros da família Apollo de rochas espaciais. Isso significa que eles seguem órbitas naturais que ocasionalmente cruzam o caminho da Terra.
Nenhum dos asteroide têm chance de colisão com o nosso planeta. 2020 BA10 passará a mais de 12 vezes a distância da Lua, e 2020 DD passará a mais de 2 vezes a distância da Lua.
- Asteroide Potencialmente Perigoso que passou perto da Terra não estava sozinho
- Novas observações de Borisov mostram que cometa interestelar pode se desintegrar
No entanto, se o asteroide 2020 BA10 atingisse a Terra, ele provavelmente se desintegraria na atmosfera, dado seu tamanho e velocidade. Já o asteroide 2020 DD, por sua vez, causaria efeitos devastadores devido seu tamanho e velocidade - ele poderia causar uma cratera de quase 2 km de diâmetro e liberaria uma energia de explosão equivalente a 184715 kilotons de TNT, ou o equivalente a 9.236 bombas de Hiroshima.
Felizmente, os dois asteroides que se aproximam não têm chance de colisão com a Terra.
Imagens: (capa-ilustração) / ilustração / divulgação
18/02/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário