Numa escala de tempo, Cleópatra está mais próxima da nossa sociedade do que da época em que se iniciou a construção da Grande Pirâmide de Gizé. Outra coisa: a Universidade de Oxford é mais antiga que os astecas!
E aí vai mais um exemplo que vai mexer com seu senso de tempo: quando os dinossauros viviam na Terra, eles estavam do outro lado da galáxia!
Assim como a Terra gira em torno do Sol, o Sol por sua vez (junto com todos os objetos do Sistema Solar) também gira em torno do centro da Via Láctea. Estamos viajando a cerca de 828.000 km/h, a uma distância de cerca de 28.000 anos-luz do centro galático.
Com isso, levamos cerca de 230 milhões de anos terrestres para concluir uma orbita em torno do centro da Via Láctea.
Sim, isso é muito tempo, e significa que muitos dos dinossauros viviam do outro lado da galáxia. Além disso, desde a época dos plesiossauros (os grandes répteis nadadores) até o evento de extinção que acabou com os últimos dinossauros, o Sistema Solar se moveu três quartos do caminho ao redor do centro galáctico.
A astrofísica Dra. Jessie Christiansen, da NASA, criou uma animação que mostra o quão longas foram as eras dos dinossauros. Como exemplo, existe um intervalo de tempo maior entre o Tiranossauro Rex e o Estegossauro do que entre o T-Rex e nós.
- Ouça os Sons de Marte gravados pela Sonda InSight
- Milhares de tardígrados podem estar agora na superfície da Lua (vivos!)
Jessie Christiansen diz ter criado a animação em seu tempo livre, e não de forma oficial para um estudo. De qualquer forma, a animação nos mostra com clareza que o Sol está fazendo aniversário! Sim. Estamos exatamente no mesmo ponto orbital em torno da Via Láctea de quando se início o período Jurássico. Feliz aniversário, Sol!
Imagens: (capa-Jessie Christiansen/divulgação) / YouTube / divulgação
19/02/2020
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Disse corretamente o gênio ALBERT EINSTEIN: "PASSADO, PRESENTE E FUTURO, NÃO PASSAM DE PERSISTENTE ILUSÃO".
ResponderExcluirPergunta para um gênio: qual é a forma mais simples de sair da atmosfera da Terra?
Excluir2 litros de Whisky
ExcluirComo exceto pelos geniais Marlene e Richard, sempre fui chamado aqui de analfabeto-científico, burro e doido:
ResponderExcluirConsidero que tal pergunta do Astro Intruso não foi dirigida a mim, porque se fosse, seria irônica zombaria.
Que respondam um dos que comentam aqui, Anônimo L, Anônimo, Piloto Button, Rafael e Zé Hospício, porque diferentemente de todos eles, gênios os considero.
Mas seu Bé Zonifácio, se eu fosse gênio eu estaria na lâmpada, não no hospício!
ExcluirO que eu sou é esquisfros...esfriscoz...esquizofrênico, mesmo!
Não, Sr. José Bonifácio, não é zombaria.
ExcluirSe não zombaria Sr Henrique Rodrigues Astro Intruso, o que o fez pensar diferente ao meu respeito?
ResponderExcluirUma pergunta sobre nosso 3° ELEMENTO ORBITAL, citando-o improcedentemente como TERRA, jamais poderia ser dirigida a mim, que não só DESCOBRI como AFIRMEI e PROVEI que TERRA nunca foi é ou será PLANETA, e sim apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC: também são.
Mas não o culpo por isso, e sim esses incompetentes das ciências-ainda-a-avançar, principalmente os da NASA e ROSCOSMOS, que mesmo dominando algumas tecnologias, comeram MOSCAS a respeito, comem e comerão MOSCAS, até mesmo sobre o que não deveriam, em hipótese alguma: comer.
Colocando BILHÕES em extremo perigo, inclusive também, todos do EUA e RÚSSIA...
Da 2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA, nossa GALÁXIA VIA LÁCTEA, nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SISTEMA SOLAR, nosso 3° ELEMENTO ORBITAL e todos nós seres elementares privilegiados, já saímos projetadamente, desde a 2° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 2° GRANDE EVENTO ocorrido numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do micro-modelo-energético-atômico-termonuclear "átomo", registrado por diversas civilizações, mais divulgado pelos antigos SEMÉRIOS e não SUMÉRIOS porque do nobre SEM descendiam, primitivamente e equivocadamente: como DILÚVIO.
Não por acaso a base predominante elementar de nossos corpos SERES ELEMENTARES PRIVILEGIADOS, deixaram de ser TERRA para ser ÁGUA, como hoje, ainda é.
E como esse 2° PROCESSO FISIOQUÍMICO EVOLUTIVO NECESSÁRIO, ocorreu há MILHÕES-DE-ESPAÇOS-TEMPOS-I: O 3°, distante não se encontra.
O senhor como uma pessoal que além de acreditar na ciência, se professa também cristão-católico, tem algum conhecimento, mesmo que um pouco equivocado, sobre isso.
Assim como não ocorreu no 2°, tudo vai inevitavelmente e totalmente mudar com esse 3°, mas ao contrário do que muitos disseram e dizem:
O MUNDO NÃO VAI ACABAR.
Não, Sr. José Bonifácio, eu disse para você perguntar isso para um gênio, se você souber a resposta também pode responder se quiser.
ExcluirNão é maldade minha, se você for o único que conseguir responder minha charada pode se considerar um gênio, se mais alguém souber pode tentar também, se ninguém acertar eu revelarei, pensei nisso ontem e não achei uma resposta no Google ainda.
ExcluirA respeito de mim sou católico mesmo, nasci em família católica e também acredito nas ciências naturais, não vim para falar de religião aqui.
Então Astro Intruso, tu continuas achando que sou burro, analfabeto-científico e doido, que só denomino erradamente, o que corretamente já foi denominado?
ResponderExcluirQuanto a tua pergunta:
Da UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA já saí, e se dependesse só de mim, para nunca mais voltar.
Eu não acho que você é burro e já disse isso antes, você mesmo disse que das ciências naturais você manja nada. Só acho que você tem uns parafusos soltos para ficar trocando os nomes das coisas. Além disso acho que você poderia aproveitar para aprender um pouco mais com as ciências naturais, não fará mal algum.
ExcluirQuanto a minha pergunta você terá que caprichar mais, sei que burro você não é.
Qual é a forma mais simples de sair da atmosfera da Terra?
Deixo a resposta dessa pergunta, para os que acham erradamente que a 2° UNIDADE ELEMENTAR TERRA, seja PLANETA.
ResponderExcluirEu acho que nem nem te passa pela cabeça uma pista da resposta.
ExcluirSeu Astro Intruso, será que eu posso entrar na brincadeira também?
ExcluirOlha, se for besteira, não liga não, meus "parafusos" ainda não estão bem ajustados.
A maneira mais simples de sair da atmosfera da Terra? Mergulhando! Assim, estariamos saindo da atmosfera e entrando na hidrosfera.
Seria isso?
Parabéns, seu Zé do Hospício. É isso mesmo.
ExcluirGostei da resposta! zé hospicio.
ExcluirMds! Essas discussões kkkkkkk
ResponderExcluirO planeta não estava do outro lado da galáxia. Ele apenas estava na posição em que hoje está o outro lado, pois a galáxia inteira roda junto.
ResponderExcluirExatamente! por causa de um fenômeno da Mecânica Celeste, conhecido com PRECESSÃO dos Equinócios.
Excluir