É comum vermos nos filmes de ficção científica, astronautas sendo arremessados para o espaço e ficando perdidos par sempre. Mas você já se perguntou se isso realmente seria possível?
Imagine que estamos assistindo a uma caminhada espacial (sim, elas acontecem com certa frequência para manutenção e troca de equipamentos). Se você gosta desse tipo de aventura, já deve ter percebido que os astronautas sempre estão presos por uma espécie de corda ou cabo de aço, a fim de evitar qualquer acidente. Mas o que aconteceria se essa corda se quebrasse?
Na verdade, nada! Por estar em órbita junto com a Estação Espacial (por exemplo) o astronauta continuaria na mesma posição, velocidade e rota que já se encontrava enquanto estava amarrado.
Por outro lado, isso só aconteceria se o cabo de aço que segura o astronauta não tivesse sido esticado ou submetido a uma força incomum, ou seja, também seria improvável que ele se partisse.
Créditos: NASA / divulgação
Apesar de ser bastante comum em filmes de ficção científica, é extremamente difícil imaginar uma situação onde o astronauta seria arremessado com força a ponto do cabo de aço ser totalmente esticado (e ainda por cima, quebrar). Então isso é altamente improvável, porém, se acontecesse, e a corda esticasse com muita força e se partisse, automaticamente o astronauta continuaria viajando na mesma direção em que foi arremessado - aí sim ele teria um grande problema.
- Os anéis de Saturno vão desaparecer, afirma novo estudo
- Asteroide Apophis pode realmente colidir com o nosso planeta?
Mas pra começar, o que arremessaria um astronauta dessa forma? Bom... isso podemos deixar com os cineastas. Eles com certeza têm ideias sobrando... e vamos ser francos: é bem dramático quando isso acontece nos filmes.
Imagens: (capa-ilustração/Gravity/divulgação) / NASA / divulgação
30/04/20
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
E se houvesse uma descompressão em um local próximo ao astronauta. A diferença de pressão, maior dentro da nave do que fora, lançaria uma corrente de ar sobre o astronauta que poderia ser empurrado para longe, como uma descompressão em aviões.
ResponderExcluirSe por algum motivo o astronauta fosse arremessado para longe da espaçonave o comandante da missão realizaria uma missão de resgate, para isso teria os vídeos e relatórios da atividade extraveicular. O traje branco do astronauta contrastaria com o fundo preto do espaço facilitando sua localização.
ResponderExcluirnesse vídeo, pode se ver claramente uma bolsa de ferramentas escapando dos astronautas e indo em direção ao planeta abaixo, embora mantenha a mesma velocidade a atração gravitacional é evidente...
ResponderExcluirhttps://youtu.be/eosrCytlkwk
materia ficcou fraca. Poderia esplicar mais detalhes tipo. o espaço tem ar, tem vento, se o satelite ou o foquete ou seja la o que eles estejem arrumando estiver em movimento, a questão eles não estaria na mesma velocidade sem a corda esticar. e poderia esplicar um detalhe. teoricamente a Estação Espacial estando com motores parado não significa que ela esteje ja que o sistema solar fazcom que tudo emsua volta dentro de um perimetro faz se mover em volta dela e se estiver na orbita da terra a mesma tambem faria se mover então ioria parecer aqueles brinquedos de parkesde diversão em que o brinquedogira em volta de si e do eixo central, dois movimentos
ResponderExcluirConfuso.
ExcluirCaso o cabo se partisse por sobre-esforço de tração, o astronauta iria ser arremessado na direção oposta ou permaneceria em distância paralela. A não ser que existisse uma força que após o rompimento continuasse a ser exercida no sentido a afastá-lo da origem do cabo.
ResponderExcluirUma pequena força é capaz de gerar uma velocidade constante no espaço, então um cabo rompido ou mal colocado e um passo errado já seria o suficiente para o astronauta se afastar do local de origem. Existem trajes especiais em algumas missões com motores a ar q poderiam ser usados para o resgate em casos assim.
ResponderExcluirVamos pensar de uma forma simples.
ResponderExcluirNão é a primeira vez que os astronautas perdem algo no espaço. Uma ferramenta, um saco de ferramentas (que esteve em orbita ns dias antes de reentrar na atmosfera).
Isso mostra que se algo se solta de uma nave (ISS, por exemplo) acaba por se afastar, mesmo que lentamente.
https://www.youtube.com/watch?v=1vXdRUIZ_EM
Julgo que se um astronauta se soltar inadvertidamente da estrutura da nave e não houver um método rápido de o recuperar invariavelmente ele cairá na Terra depois de umas orbitas.
Basicamente é isto embora haja outras considerações a ter em relação a esta questão...
A pergunta certa é...
ResponderExcluirUma vez o cabo rompido, o astronauta conseguiria voltar para a nave usando a propulsão de seus peidos?
Se arrebentar, seja pelo motivo que for, será um astronauta + toneladas de lixo orbital viajando sobre as nossas cabeças.
ResponderExcluir