Tudo sobre a Chuva de Meteoros Eta Aquaridas 2021

Tudo sobre a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2021

Está chegando o pico de uma belíssima chuva de meteoros que poderá ser observada facilmente de todo o Brasil!

Todos os anos, sempre na mesma época, a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo famoso Cometa Halley (entre os dias 21 de abril e 12 de maio), e são esses fragmentos deixados pelo cometa Halley que produzem a chuva de meteoros Eta Aquariids (também conhecida como Eta Aquáridas ou Eta Aquarídeas). Mas é entre os dias 04 e 05 de maio que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.


A chuva de meteoros Eta Aquaridas é a primeira chuva do ano que é produzida por detritos do Cometa Halley (1P/Haley). A segunda chuva desse cometa acontece em outubro - a famosa chuva de meteoros Orionidas.


Como faço pra observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2021?

Como diz seu próprio nome, essa chuva de meteoros tem seu radiante na constelação de Aquário, próximo a estrela Eta Aquarii - a sétima estrela mais brilhante da constelação. Essa estrela está localizada a 168 anos-luz da Terra, mas vale lembrar que ela não tem nenhuma ligação com a chuva de meteoros, sendo utilizada apenas como guia de localização para essa chuva.

Mas não se preocupe! Para observar essa chuva de meteoros não é necessário encontrar a estrela Eta Aquarii - basta olhar na direção da constelação de Aquário, como vemos na imagem abaixo:

radiante da chuva de meteoros Eta Aquaridas 2021
Radiante da chuva de meteoros Eta Aquaridas visível a leste por volta das 03h00 do seu horário local.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Durante o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas de 2021, a Lua estará um dia após entrar na fase Crescente, e com isso, seu brilho irá ofuscar uma parte dos meteoros que riscarão nossos céus.


Por coincidência, na madrugada de 05 de maio, a Lua estará justamente na constelação de Aquário, onde encontra-se o radiante. Portanto, exclusivamente em ocasiões como essa, não devemos olhar na direção do radiante, já que os meteoros que surgirem próximo da Lua serão mais difíceis de serem avistados.


Mas pra onde olhar, então?

Neste ano de 2021, olhe na direção norte ou sul, já que a Lua Crescente estará na direção leste e acompanhará a subida da constelação de Aquário no céu, e automaticamente, estará na posição do radiante (onde os meteoros surgem).


mas vale lembrar: os meteoros surgem da direção do radiante, mas eles rumam para vários pontos do céu - estes serão os meteoros mais fáceis de serem avistados, ou seja, aquele que se distanciarem na Lua.


Eta Aquáridas - uma chuva ótima para o hemisfério sul e para observar do Brasil

A constelação de Aquário pode ser vista de todo o globo, porém, é o hemisfério sul que tem a chance de observá-la com maior altura nos céus. Por conta disso, a chuva de meteoros Eta Aquáridas é melhor observada do hemisfério sul, e não do hemisfério norte, já que a constelação de Aquário encontra-se a sul da linha do Equador Celeste. Mas se você se encontra no hemisfério norte, não se preocupe: a chuva eta Aquáridas também pode ser observada na região norte do globo.

O pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas acontece na madrugada entre 04 e 05 de maio (terça pra quarta-feira).



Quantos meteoros vamos ver durante o pico da Eta Aquáridas?

Geralmente, a chuva de meteoros Eta Aquaridas produz uma taxa de 50 meteoros por hora. Neste ano, por conta da presença da Lua próximo ao radiante da chuva, a taxa irá diminuir.

Cerca de 20 meteoros devem riscar o céu a cada hora no hemisfério sul, sempre no alto da madrugada antes do amanhecer. Para o hemisfério norte, essa taxa será ainda menor.

Chuva de meteoros Eta Aquaridas registrada na Flórida, EUA
Chuva de meteoros Eta Aquaridas registrada na Flórida, EUA, no ano de 2013.
Créditos: Jeff Berkes

Apesar do pico (maior taxa de meteoros) ser esperado para a madrugada entre os dias 4 e 5 de maio, durante toda a semana poderemos ver as "estrelas cadentes" produzidas pelos fragmentos do cometa Halley, porém, conforme nos distanciamos do dia de pico, a taxa de meteoros cai drasticamente. O ideal é observar na noite de pico, ou até mesmo um dia antes ou depois, no máximo.

O melhor horário para observação é entre 03h00 da manhã até antes do amanhecer, enquanto o céu ainda está escuro.

A chuva Eta Aquaridas é conhecida por produzir meteoros do tipo Earthgrazer - aqueles que ricocheteiam na atmosfera da Terra e vão embora para o espaço novamente (mesmo efeito que vemos quando atiramos uma pedra em um lago em alta velocidade, na horizontal).


Você não precisa encontrar a constelação de Aquário para observar essa chuva, pois os meteoros riscarão o céu em várias partes do firmamento, em várias constelações diferentes. A constelação de Aquário é apenas o ponto em que os meteoros parecem se originar, mas não necessariamente a região em que eles surgirão.

Reserve pelo menos uma hora para observar a chuva de meteoros, já que nossos olhos levam cerca de 20 minutos para se adaptar ao escuro. Se você tem dificuldades para enxergar os meteoros, provavelmente você pode estar cometendo algum erro. Para que você tenha a melhor observação possível, confira as 10 dicas principais para se observar uma chuva de meteoros.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2021

E como sempre, teremos transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2021 em nosso canal no Youtube. A live inicia na noite de terça-feira 04 de maio e você poderá tirar suas dúvidas ao vivo e bater aquele papo gostoso com a gente!


Aproveite também para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.


Cometa Halley: o responsável pela chuva de meteoros Eta Aquaridas

Quando ele passou pelo Sistema Solar interior, o cometa Halley deixou uma esteira de fragmentos pelo caminho. Esses fragmentos encontram com a atmosfera da Terra a cerca de 240.000 km por hora, gerando os belíssimos meteoros (conhecidos popularmente como "estrelas cadentes"). Os fragmentos geralmente têm tamanho menor do que uma semente de maçã, ou caroço de feijão, e criam uma esteira de gás ionizado que brilha por alguns instantes - isso é bem comum nessa chuva.


Mais tarde, em outubro, o nosso planeta passa novamente pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Halley - momento em que ocorre a famosa chuva de meteoros Orionidas.

Fiquem ligados em nossa transmissão ao vivo e observem também do quintal de casa! Será uma noite memorável!

Agora é só cruzar os dedos para o clima colaborar!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Jeff Berkes / divulgação
03/05/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário