Estação Espacial Internacional perde controle de altitude após falha no módulo Nauka

estação espacial internacional perde controle de altitude após acoplagem do Nauka

O módulo Nauka continua repercutindo mesmo depois de chegar na ISS


Após seu lançamento no dia 21 de Julho de 2021 (com 17 anos de atraso), a tão esperada acoplagem do módulo russo Nauka ocorreu com sucesso hoje, 29 de julho de 2021, na Estação Espacial Internacional.


Nauka significa "ciência" em português, e não é a toa, já que estamos falando de um laboratório espacial mais avançado, espaçoso e atualizado para chegada de carga, astronautas, e até para servir como "porta de entrada e saída" de caminhadas espaciais. Mesmo com alguns problemas, o módulo chegou na Estação Espacial Internacional e sua acoplagem foi concluída com sucesso às 13:29 UTC (10h29 pelo horário de Brasília).


Porém, cerca de três horas depois da acoplagem, os cosmonautas Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov, que estavam no módulo Zvezda, notaram algo estranho do lado de fora. Em seguida, os controladores perceberam que a Estação Espacial Internacional havia sido deslocada cerca de 45° após os propulsores do módulo Nauka terem sido ligados de forma inesperada!


Em seguida a tensão tomou conta, e a NASA emitiu um comunicado informando que a Estação Espacial Internacional havia perdido controle de altitude - algo extremamente raro!

E sem controle de altitude a ISS permaneceu por 47 minutos. Seu sistema inteligente notou a queda de altitude e os propulsores foram ligados para fazer com que a estação voltasse à sua trajetória normal. O processo foi concluído pelo Progress Cargo Ship 78, da Rússia.

Módulo Nauka acoplando na ISS em 29 de Julho de 2021
Módulo Nauka acoplando na ISS em 29 de Julho de 2021.
Créditos: NASA / divulgação

Depois de toda essa confusão, assim que a ISS passou pela Rússia, o centro de controle russo emitiu um sinal para que os propulsores não fossem religados de forma inesperada novamente. Agora, parece que está tudo sob controle!


Infelizmente, o voo de teste OFT-2 da Starliner, com a nave CST-100 da Boeing, que deveria acontecer nessa sexta-feira (30 de julho), teve que ser adiado e não deve acontecer antes do dia 03 de agosto. Este Teste de Voo Orbital não tripulado antecede as futuras missões tripuladas que a nave da Boeing fará para levar e trazer astronautas da Estação Espacial Internacional, assim como vimos com a Crew Dragon da SpaceX.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / Roscosmos / divulgação
29/07/2021


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.