Veja o que poderemos ver no céu em 2022! Tem muita coisa boa vindo por
aí...
Após um ano "ainda" conturbado em todo o planeta Terra, 2022 nos trará
muitos eventos astronômicos empolgantes, nos oferecendo oportunidades únicas
de observação do céu noturno. Teremos Eclipse visível do Brasil, chuvas de
meteoros esperadas e muito mais.
Confira então os Principais Eventos Astronômicos do Ano de 2022:
Janeiro
- 2 - SuperLua Nova. Ela acontece perto de seu Perigeu (Ponto mais próximo da Terra), o que faz dela uma Super Lua.
- 3 - Pico da Chuva de Meteoros Quadrântidas. A primeira grande Chuva de Meteoros do ano acontece no Hemisfério Norte, mas não oferece boa observação no hemisfério Sul. A taxa de meteoros pode chegar facilmente aos 100 meteoros por hora.
- 4 - Às 6:52 UTC a Terra alcançará seu Periélio (ponto mais próximo do Sol).
- 7 - Mercúrio em Máxima Elongação Leste (ponto mais distante do Sol do nosso ponto de vista). Torna-se facilmente visível no pôr-do-Sol, oferecendo melhor chance de observação no céu noturno.
- 17 - 1ª Lua Cheia de 2022, também conhecida como "Lua do Lobo" em culturas do Hemisfério Norte.
Fevereiro
- 9 - Vênus em seu brilho máximo. Neste dia, Vênus estará com magnitude aparente de -4,6 - o mais brilhante em todo o ano de 2022.
- 16 - Mercúrio em Máxima Elongação Oeste (ponto mais distante do Sol do nosso ponto de vista). Visível à leste antes do amanhecer.
- 27 - Conjunção Lua, Marte Vênus.
Março
- 20 - Equinócio de Outono no Hemisfério Sul / Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz quando o Sol está alinhado ao equador.
- 20 - Também no dia 20 de março, Vênus em Máxima elongação Oeste (mais distante do Sol do nosso ponto de vista). Visível à leste antes do amanhecer.
Abril
- 4 - Conjunção Saturno e Marte - os dois planetas estarão separados por apenas 0°19' - a ponta do seu dedo mindinho irá cobrir os dois planetas!
- 4 e 5 - Luz Cinérea da Lua (fenômeno também conhecido como "Brilho de Da Vinci"), quando a parte escura da Lua se torna visível. [saiba mais]
- 12 - Conjunção Júpiter e Saturno - estarão separados por apenas 0°06'. A ponta do seu dedo mindinho cobrirá os dois gigantes de gás! Será o mais próximo encontro de Júpiter com um planeta, desde a Grande Conjunção com Saturno.
- 22 - Pico da Chuva de Meteoros Líridas. Essa chuva pode produzir até 100 meteoros por hora, mas varia bastante a cada ano.
- 26/27 - Se repete a luz cinérea (também conhecida como "Brilho Da Vinci"), quando a parte escura da Lua se torna visível. [saiba mais]
- 29 - Mercúrio em Máxima Elongação Leste (mais distante do Sol do nosso ponto de vista) Oferece melhor chance de observação no céu noturno. Visível à oeste após o pôr-do-Sol.
- 30 - Eclipse Solar Parcial. Visível do Sul da América do Sul, partes da Antártica, do Ocenao Pacífico e do Oceano Atlântico.
Maio
- 1 - Conjunção Júpiter e Vênus - eles estarão separados por apenas 0°14' (vai parecer uma estrela dupla)
- visível à leste na madrugada, 90 minutos antes do nascer do Sol
- 3/4 - Luz cinérea (também conhecida como "Brilho de Da Vinci"), quando a parte escura da Lua se torna visível. [saiba mais]
- 5 - Pico Chuva de Meteoros Eta Aquáridas. Produzida por fragmentos do Cometa Halley, costuma produzir cerca de 50 meteoros por hora.
- 16 - Eclipse Lunar Total. Visível Nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África, e partes da Ásia. Será perfeitamente visível de todo o Brasil!
- 28 - Conjunção Júpiter e Marte - eles estarão separados por apenas 0°38' - a ponta do seu dedo mindinho cobrirá os dois!
Junho
- 14 - SuperLua Cheia.
- 16 - Mercúrio em Máxima Elongação Oeste (ponto mais distante do Sol do nosso ponto de vista). Visível à leste antes do amanhecer.
- 21 - Soltício de Inverno no Hemisfério Sul (dia mais curto do Ano) / Solstício de Verão no Hemisfério Norte (dia mais longo do ano).
Julho
- 4 - Terra no afélio. Quando nosso planeta se encontra mais distante do Sol.
- 13 - Super Lua Cheia.
- 29 - Pico da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas Austrais. Melhor visível do hemisfério sul.
Agosto
- 12 - Pico Chuva de Meteoros Perseidas. Coincide com a Lua Cheia, o que deve prejudicar sua visibilidade.
- 14 - Saturno em oposição. Quando se torna visível desde o anoitecer até o amanhecer.
- 27 - Mercúrio em Máxima Elongação Leste (mais distante do Sol do nosso ponto de vista). Visível à oeste após o pôr-do-Sol.
Setembro
- 16 - Netuno em oposição - estará em seu ponto mais próximo da Terra e oposto ao Sol.
- 23 - Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul / Equinócio de Outono no Hemisfério Norte. Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite, e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz quando o Sol está alinhado ao equador.
- 26 - Júpiter em oposição. Quando se torna visível desde o anoitecer até o amanhecer.
Outubro
- 8 - Mercúrio em Máxima Elongação Oeste (ponto mais distante do Sol do nosso ponto de vista). Visível à leste antes do nascer do Sol.
- 21 - Pico Chuva de Meteoros Oriônidas. A segunda chuva de meteoros do ano que é produzida por fragmentos do Cometa Halley.
- 25 - Eclipse Solar Parcial. Visível de grande parte da Europa, norte da África, Oriente Médio, e oeste da Ásia.
Novembro
- 7/8 - Eclipse Lunar Total. Visível da África, Europa, Oriente Médio, e parcialmente das Américas e Ásia.
- 8 - Alinhamento raro com Sol, Lua, Terra e Urano. No dia do Eclipse a Lua estará passando na frente de Urano, formando um alinhamento praticamente perfeito!
- 9 - Urano em oposição (mais próximo da Terra e visível durante toda a noite).
- 17 - Pico Chuva de Meteoros Leônidas. Uma chuva de meteoros que pode surpreender com sua contagem de meteoros por hora que varia bastante, mas pode facilmente chegar aos 100 meteoros por hora.
Dezembro
- 8 - Última Lua Cheia do Ano e com ocultação de Marte visível em alguns locais do globo.
- 8 - Marte em oposição. Quando se torna visível desde o anoitecer até o amanhecer.
- 14- Pico Chuva de Meteoros Gemínidas. Uma das maiores chuvas de meteoros do ano!
- 21 - Soltício de Verão no Hemisfério Sul (dia mais longo do Ano) / Soltício de Inverno no Hemisfério Norte (dia mais curto do ano).
- 21 - Também no dia 21/12 acontece novamente a Máxima Elongação Leste de Mercúrio, oferecendo melhores chances de observação do planeta à oeste logo após o pôr-do-Sol.
- 23 - Super Lua Nova. Ela acontece perto de seu Perigeu (Ponto mais próximo da Terra), o que faz dela uma Super Lua.
Basicamente é isso! E você? Se lembrou de algum evento astronômico que não
está nessa lista? Ajude-nos a tornar essa matéria rica em conteúdo e inclua
um evento nos comentários!
Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!
Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
29/12/2021
Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!
Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.