Onde pode existir vida alienígena - NASA acaba de fazer sobrevoo na lua Europa de Júpiter

Onde pode existir vida alienígena - NASA acaba de fazer sobrevoo na lua Europa de Júpiter

Acabamos de ter uma das visões mais próximas da promissora lua Europa de Júpiter

Europa é a 6ª maior lua do Sistema Solar e a 4ª maior lua de Júpiter, porém, é a lua mais promissora a abrigar vida alienígena. Agora, temos uma das visões mais detalhadas de Europa nessa que foi a primeira grande aproximação em mais de 20 anos.


A sonda Juno, da NASA, chegou a apenas 352 km da superfície de Europa em um sobrevoo com duas horas de duração realizado no dia 29 de setembro - passou mais próximo da superfície de Europa do que muitos satélites artificias estão da superfície da Terra.

Lua Europa de Júpiter fotografada pela sonda Juno em 29 de setembro de 2022 - Nagatomo-34
Lua Europa de Júpiter fotografada pela sonda Juno em 29 de setembro de 2022.
Créditos: NASA / Nagatomo-34

Europa tem o tamanho similar ao da nossa Lua, porém as semelhanças param por aí. Com uma crosta de gelo que esconde um oceano de água líquida abaixo de sua superfície, Europa é geralmente considerado o melhor lugar para procurar vida extraterrestre. E nós vamos!

Em 2024 deve ser lançada a missão da NASA Europa Clipper, que tem o objetivo principal de revelar se a lua Europa de Júpiter realmente pode abrigar alguma forma de vida. Europa Clipper deve chegar no sistema de Júpiter em 2030.

Lua Europa de Júpiter fotografada pela sonda Juno em 29 de setembro de 2022 - Luigi Franzo Verni
Lua Europa de Júpiter fotografada pela sonda Juno em 29 de setembro de 2022.
Edição feita por Luigi Franzo Verni utilizando Inteligência Artificial para melhorar a definição da imagem.
Créditos: NASA / Luigi Franzo Verni

As imagens feitas nesse sobrevoo rasante têm uma resolução de 1km por pixel. Os cientistas irão comparar com imagens anteriores feitas pela sonda Galileo para entender a dinâmica dessa crosta de gelo de Europa e quais mudanças houve por lá em mais de 20 anos.


Juno fará um sobrevoo rasante em Júpiter no dia 1º de novembro, e em 2023 e 2024 deve realizar sobrevoos rasantes na lua vulcânica Io - isso se até lá, Juno sobreviver à radiação intensa dos cinturões de radiação que circundam o maior planeta do Sistema Solar.



Imagens: (capa-NASA) / NASA / Nagatomo-34 / Luigi Franzo Verni / divulgação
30/09/2022


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.