Asteroide de 64 metros foi descoberto e pode colidir com a Terra - conheçam o asteroide 2023 DZ2

Asteroide de 64 metros foi descoberto e pode colidir com a Terra - conheçam o asteroide 2023 DZ2

No total o asteroide 2023 DZ2 tem 127 chances de colidir com a Terra dentro dos próximos 100 anos

Utilizando o observatório La Palma, astrônomos descobriram um asteroide de 64 metros de diâmetro que pode colidir com a Terra já no dia 25 de março de 2023.


O asteroide 2023 DZ2 foi descoberto em 27 de fevereiro desse ano, e por enquanto, sua órbita ainda é bastante incerta. No total, são 127 chances de impacto com o nosso planeta para os próximos 100 anos, sendo que a maior delas é para o dia 27 de março de 2026, quando o asteroide 2023 DZ2 tem uma chance de 1 em 590 de colidir com o nosso planeta.


No cumulativo, considerando todas as chances de colisão com a Terra, o asteroide 2023 DZ2 tem uma chance de 1 pra 560 de vir a colidir com o nosso planeta nos próximos 100 anos.

Asteroide-próximo-da-terra-animação
Animação de um asteroide se aproximando da Terra.
Créditos: divulgação

Por ter um diâmetro de 64 metros, o asteroide 2023 DZ2 poderia causar um estrago considerável a nível local - muito maior do que ocorreu em Chelyabinsk na Rússia em 15 de fevereiro de 2013.

Por ser um asteroide recém descoberto, a tendência é de que novas observações venham a retirá-lo da lista de risco de colisão.

Vamos continuar acompanhando tudo sobre este asteroide. Qualquer novidade, traremos aqui pra vocês. Fiquem ligados!



Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / divulgação
17/03/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Bilhões e bilhões de anos que corpos celestes transitam entre planetas e nossa estrela. Às vezes são atraídos pela gravidade de gigantes gasosos ou até os demais planetas do sistema solar e mudam suas trajetórias, mas dificilmente entram em rota de colisão com a Terra e muitos mergulham no Sol. Vejo com naturalidade, pois depois de tanto tempo, os maiores tem trajetórias bem definidas e quase não oferecem riscos de choques catastróficos…..

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade e em que ano isso vai acontecer

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.