A verdade sobre o bólido de Tocantins - vídeo de meteoro é fake?

A verdade sobre o bólido de Tocantins - vídeo de meteoro é fake?

Uma meteoro muito brilhante explodiu nos céus do Tocantins - mas vídeo que está viralizando não mostra o que aconteceu por lá...

Um meteoro muito brilhante do tipo bola de fogo explodiu nos céus do Tocantins, com relatos de tremor e forte estrondo. Moradores de Sandolândia, região da ilha do Bananal, Gurupi e Brejinho de Nazaré se assustaram com o clarão que durou pelo menos 3,5 segundos.


O bólido ocorreu na última terça-feira, 08 de agosto, por volta das 21h30 pelo horário local. Porém, o que tem chamado a atenção é um vídeo desse evento, que mostra um meteoro muito brilhante do tipo bólido.

Se você viu esse meteoro, você pode deixar seu relato em exoss.imot.net clicando neste link.

No áudio, podemos ouvir a pessoa que teria feito o registro, bem como o som da explosão e o forte clarão. Nas redes sociais o vídeo viralizou, porém, existe algo muito errado com esse vídeo.


Analisado por especialistas do projeto EXOSS que estuda meteoros no Brasil, foi possível notar que o vídeo é uma verdadeira farsa, não apenas com áudio editado como também o vídeo em si.

O estrondo chega de forma instantânea, o que seria impossível, afinal de contas, o som leva mais tempo para viajar do que a luz, portanto o comum é avistarmos o brilho da explosão, e só depois de algum tempo (segundos ou minutos) ouvir sua explosão, dependendo da distância.


Além disso, o brilho está clareando apenas o céu e o lago. Repare que a mata que vemos na parte inferior da imagem não sofre qualquer alteração de brilho. Isto também denota um vídeo editado.

Conclusão: sim, existiu esse bólido no Tocantins. De fato ele ocorreu no dia 08 de agosto por volta das 21h30 (local), mas o vídeo não retrata este evento, tampouco qualquer outro evento legítimo, já que claramente percebemos se tratar de uma edição.

Infelizmente, especialistas diversos corroboraram a ideia do vídeo retratar o evento de meteoro no Tocantins, o que acaba por prejudicar o estudo de meteoros.

Gostaríamos muito de agradecer ao projeto EXOSS, do qual faço parte. Foi graças à análise e contribuição de todos que pudemos desmistificar esse vídeo.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
11/08/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário