Não é estrela! Vai surgir ao lado da Lua durante o Eclipse de 28 de outubro - Júpiter está chegando com força e brilho total!

Não é estrela! Vai surgir ao lado da Lua durante o Eclipse de 28 de outubro - Júpiter está chegando com força e brilho total!

Teremos Eclipse Lunar Parcial com bônus nesse sábado (28)

Amanhã, 28 de outubro de 2023, teremos o último Eclipse do ano - um Eclipse Lunar Parcial. Sim, a Lua vai chamar atenção no céu e será uma noite memorável. Mas não para por aí...


Logo após a Lua nascer, um objeto brilhante vai surgir e acompanhá-la por toda a noite - não é uma estrela, mas sim o planeta Júpiter!

Júpiter está ganhando o céu noturno, e conforme os dias passam, ele se torna cada vez maior e mais brilhante, até chegar em seu auge no dia 03 de novembro de 2023 quando ele estará em oposição (exatamente oposto ao Sol). Com isso, Júpiter também atinge seu ponto de maior aproximação com a Terra. E calma! Ainda não é só isso.


A cada 13 meses a Terra alcança Júpiter em sua jornada em torno do Sol, e temos então uma máxima aproximação com o maior planeta do Sistema Solar. Mas dessa vez, Júpiter também estará fazendo sua máxima aproximação com o Sol (periélio) que só acontece a cada 12 anos!

Por conta disso, Júpiter estará espetacularmente grande e brilhante no céu. Sua magnitude aparente será de -2,9, o equivalente a 4x o brilho de Sírius, a maior estrela do Sistema Solar.

Não são necessários qualquer equipamento astronômico para observar Júpiter, como binóculos ou telescópio - basta olhar para o céu e se maravilhar com o brilho do maior planeta do Sistema Solar.

Mas é claro: ao observar Júpiter com telescópio, podemos ter um vislumbre desse gigante de gás. E aproveite - a próxima vez que Júpiter estará tão brilhante no céu será apenas em 2034.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
27/10/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário