Descoberta! Parece que existe outro cinturão de asteroides no Sistema Solar

Parece que existe outro cinturão de asteroides no Sistema Solar

Um segundo cinturão de asteroides pode ter sido encontrado - isso pode mudar a forma como vemos e entendemos o nosso próprio Sistema Solar

Será que um segundo Cinturão de Asteroides pode realmente existir no nosso Sistema Solar?! É justamente isso que a missão New Horizons pode ter descoberto!


Utilizando dados da sonda New Horizons que visitou Plutão recentemente e teve sua missão estendida, astrônomos identificar uma região repleta de objetos que parece ser um cinturão de asteroides nunca visto antes.

Uma espécie de "coletor de poeira" acoplado à sonda New Horizons detectou uma quantidade grande de poeira espacial típica de regiões de asteroides em uma região além do Cinturão de Kuiper. E não foi só isso...

Por ter sua missão estendida, cientistas da New Horizons realizaram buscas com telescópios terrestres para encontrar possíveis objetos de interesse para que a sonda pudesse visitar. Durante essa caçada, 12 objetos foram descobertas a uma distância de cerca de 80 UA (Unidades Astronômicas) do Sol. Para se ter uma ideia, o Cinturão de Kuiper encontra-se entre 30 e 50 UA (Unidades Astronômicas) do Sol, e a New Horizons já deixou a região do Cinturão de Kuiper há algum tempo.

A descoberta de um possível "novo" cinturão de asteroides nos confins do Sistema Solar foi apresentada na Conferência Anual de Ciência Lunar e Planetária. O estudo ainda não foi revisado por pares, mas os astrônomos estão empolgados, e novas observações e análises serão feitas tanto em Terra como também através de dados coletados pela sonda New Horizons. Se confirmado, o novo Cinturão de Asteroides irá mudar a forma como conhecemos e vemos o nosso próprio Sistema Solar.



Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
06/10/2023


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: