Urgente: o mundo pode explodir em auroras novamente entre os dias 30 e 31 de julho!

Urgente: o mundo pode explodir em auroras novamente entre os dias 30 e 31 de julho!


Muitas regiões ativas complexas e algumas muito bem agrupadas estão deixando a atividade solar complexa e caótica. Nas últimas 48 horas tivemos diversas explosões de radiação intensas, com a maior sendo de classe M9.92. Além das explosões de radiação, os famosos "tiros de bazuca" do Sol - as Ejeções de Massa Coronal - estão sendo lançadas em nossa direção.


Pelo menos 3 Ejeções de Massa Coronal disparadas pelo sol entre os dias 27 e 28 de julho estão vindo perfeitamente na direção da Terra, e uma tempestade solar canibal está a caminho!

De acordo com a NASA, os 3 disparos do Sol devem começar a chegar aqui em nosso planeta a partir do dia 29 de julho (segunda-feira), e se estender até 31 de julho (quarta-feira).

Já de acordo com a NOAA, teremos uma tempestade solar canibal - quando todas as ejeções de massa coronal se juntam - e devem chegar em nosso planeta entre os dias 29 e 30 de julho (segunda e terça-feira) causando uma tempestade solar de nível G3.


Especialistas acreditam que a tempestade solar pode chegar a nível G4 facilmente, e podemos ter um replay daquela explosão de auroras que tivemos ao redor do globo em maio desse ano com a tempestade solar extrema de nível G5.

O mais interessante é que o impacto pode ser ainda maior, já que a maioria das manchas solares estão ficando bem miradas na direção da Terra, e novos flares e ejeções de massa coronal são altamente prováveis.

Caso aconteçam nas próximas horas, essas explosões poderiam se juntar às explosões anteriores já confirmadas, criando uma tempestade solar ainda maior. Existe uma chance considerável desse segundo cenário realmente acontecer.

Ficaremos de olho para qualquer novidade, e iremos acompanhar a chegada dessa tempestade solar.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
28/07/2024



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário