Atenção: Mancha Solar 'Gargantua' se aproxima e muitas tempestades solares podem estar 'no gatilho'

Atenção: Mancha Solar 'Gargantua' se aproxima e muitas tempestades solares podem estar 'no gatilho'


O Sol não para! Hoje, 14 de agosto, uma explosão solar de classe X ocorreu às 06h37 UTC (03h37 pelo horário de Brasília), causando blecaute de rádio comunicação e problemas de GPS em todo o lado diurno, abrangendo por exemplo, o Japão e toda a região oriental.


Essa região ativa, responsável por essa explosão de radiação, chamada AR 3784, está quebrando as regras de polaridade conhecidas há mais de um século - regra de Hale, onde a polaridade não deveria ocorrer com um polo positivo em cima de um negativo, mas sim com uma distribuição lateral.

Além disso, a polaridade beta-gama-delta dessa região faz com que ela tenha energia para novas explosões intensas, o que deve acontecer, já que seus polos magnéticos são muito intensos e estão muito conectados.

A explosão de radiação também produziu uma Ejeção de Massa Coronal que deve chegar aqui na Terra causando uma tempestade solar a partir das 03h00 UTC do dia 17 de agosto (de acordo com a NASA) ou a partir das 03h00 UTC do dia 18 de agosto (de acordo com a NOAA). Na prática, deve ocorrer a qualquer momento entre sexta-feira e domingo, já que a velocidade dessa ejeção de massa coronal foi difícil de ser estimada.


Possivelmente teremos uma tempestade solar de nível G1 ou no máximo de nível G2, uma vez que o material lançado não parece ter tamanha densidade e velocidade.

Tanto a explosão solar de radiação quanto a tempestade solar podem provocar efeitos intensos não apenas na nossa tecnologia, como também no planeta. Diversos estudos apontam a interação desse tipo de atividade solar com a Terra como gatilho para terremotos, erupções vulcânicas e mudanças abruptas no clima, já que mexe diretamente com o Circuito Elétrico Global, alterando a condutividade da ionosfera, de toda a atmosfera e do campo elétrico do nosso planeta.

E no lado oculto do Sol, uma região ativa monstruosa, apelidada de "Gargantua" foi detectada por heliosismologia - estudo que identifica ondulações na vibração do Sol.

Essa região ativa monstruosa deve surgir nesse final de semana, a partir de sexta-feira, e promete ser complexa e extremamente grande. Ela está exatamente oposta a outra região ativa bastante grande, a AR 3780, formando uma espécie de sistema de dupla polaridade de manchas solares grandes.

Mas qual será sua real aparência? Será que são diversas regiões ativas ligadas entre si, ou apenas uma ou duas regiões ativas? Será que tem grandes manchas solares envolvidas, ou diversas pequenas? Devemos aguardar para finalmente ver sua real aparência. Quem viver, verá...

De acordo com a NOAA, o mês de agosto promete ser recordista no número de manchas e de atividade solar. Até o momento, parece que teremos o mês de agosto com uma média de 299 manchas solares, batendo o recorde do mês mais intenso em atividade solar do ciclo solar 25 e também do ciclo solar 24 (no mínimo). Isso deve ser um recorde de pelo menos 20 anos!

Continuamos de olho no Sol, mais do que nunca!


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
14/08/2024



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário