Rastro de Fogo risca os céus de Douradina no Paraná

Rastro de Fogo risca os céus de Douradina no Paraná


Um rastro brilhante riscou os céus de Douradina, Paraná, nessa última quarta-feira 21 de agosto por volta das 23h00 local.


O objeto riscou todo o céu e durou aproximadamente 1 minuto. Claramente podemos afirmar que não se trata de um meteoro comum originado por um pedaço de asteroide ou de cometa. O brilho de uma rocha espacial queimando na atmosfera da Terra é muito mais rápido, e sua dinâmica é bastante diferente, com flashes de queima não uniformes - diferente do que vemos nessa filmagem. Então fiquem tranquilos: não foi a queda de um meteorito ou asteroide, portanto não busquem por meteoritos oriundos dessa queda. Não é o caso.

Por outro lado, o que podemos afirmar com certeza é de que se trata da queima de um lixo espacial, seja pedaço de foguete ou reentrada de um satélite em nossa atmosfera. Mas que lixo espacial é esse?

O nosso amigo Marcelo De Cicco, astrônomo do Projeto EXOSS, e o professor Carlos Rutz, deram entrevista para o Portal Douradina. Pra nossa sorte, eles encontraram o real culpado por essa queda de lixo espacial no Brasil: a SpaceX.

O satélite Starlink-2719 (NORAD 48677) estava prestes a fazer sua reentrada em cima da América Central por volta das 22h17 pelo horário de Brasília. No entanto, como a reentrada ocorreu alguns minutos mais tarde, ele percorreu um pouco mais por sua trajetória em torno da Terra, resistindo até sua chegada por cima do Brasil. A queda desse Starlink acontece em cima do Paraná cerca de 40 minutos após o estimado.


Reentradas de lixo espacial como essa deverão se tornar cada vez mais comum, não só no Brasil, mas também no mundo inteiro. A cada ano que se passa, temos um número drasticamente maior de satélites em torno do nosso planeta, e portanto, mais reentradas acontecendo por aí.

Além disso, os celulares estão ganhando câmeras cada vez mais potentes, como citamos no vídeo o S23 Ultra da Samsung que tem um zoom absurdo de até 100x e consegue pegar detalhes que alguns anos atrás, eram impossíveis.

Se você viu essa reentrada de lixo espacial acontecer no Paraná, deixe seu relato nos comentários - compartilhe sua experiência!

E fiquem de olho, afinal, nunca se sabe quando surgirá a próxima bola de fogo nos céus...


Imagens: (capa-divulgação) divulgação
23/08/2024



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: