Uma fissura está acordando para formar um Anel de Fogo - Zona de Subducção no Oceano Atlântico

Uma fissura está acordando para formar um Anel de Fogo - Zona de Subducção no Oceano Atlântico

Um Anel de Fogo no Oceano Atlântico engoliria gradualmente todo o oceano atlântico

Uma zona de subducção abaixo do Estreito de Gibraltar está se movendo para o oeste e pode um dia "invadir" o Oceano Atlântico, fazendo com que o oceano se feche lentamente, sugere uma nova pesquisa.


A zona de subducção, também conhecida como arco ou trincheira de Gibraltar, atualmente fica em um estreito corredor oceânico entre Portugal e Marrocos. Sua migração para o oeste começou há cerca de 30 milhões de anos, quando uma zona de subducção se formou ao longo da costa norte do que hoje é o Mar Mediterrâneo, mas estagnou nos últimos 5 milhões de anos, levando alguns cientistas a questionar se o arco de Gibraltar ainda está ativo até hoje.

No entanto, parece que esse arco esteja apenas em um período de calmaria. O estudo foi publicado no periódico Geology.


Essa calmaria provavelmente durará mais 20 milhões de anos, mas em algum momento, o Arco de Gibraltar deverá retomar seu avanço e invadir o Atlântico em um processo chamado "invasão de subducção".

Para testar se o arco de Gibraltar ainda está ativo, os cientistas construíram um modelo de computador que simulou o nascimento da zona de subducção na época do Oligoceno (34 milhões a 23 milhões de anos atrás) e sua evolução até os dias atuais. Os pesquisadores notaram um declínio abrupto na velocidade do arco há 5 milhões de anos, à medida que se aproximava da fronteira do Atlântico. "Neste ponto, a zona de subducção de Gibraltar parecia fadada ao fracasso", escreveram no estudo.

A equipe então modelou o destino do arco ao longo dos próximos 40 milhões de anos e descobriu que ele meticulosamente abre caminho através do Estreito de Gibraltar a partir dos dias atuais ao longo dos próximos 20 milhões de anos. "Surpreendentemente, após esse ponto, o recuo da trincheira acelera lentamente, e a zona de subducção se alarga e se propaga em direção ao oceano", escreveram os pesquisadores no estudo.


Se o arco de Gibraltar invadir o Oceano Atlântico, ele pode contribuir para a formação de um sistema de subducção do Atlântico como ocorre em cadeias de subducção do Oceano pacífico, chamado Anel de Fogo.

Um Anel de Fogo no Oceano Atlântico engoliria gradualmente todo o oceano atlântico.



Imagens: (ilustração) / divulgação
20/11/2024



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário