Urgente! Cometa C/2024 G3 sobrevive ao rasante com o Sol e já começa a ser visto no céu!

Urgente! Cometa C/2024 G3 sobrevive ao rasante com o Sol e já começa a ser visto no céu!

Por conta de sua proximidade com o Sol, todo cuidado é pouco na hora de observar

O cometa C/2024 G3 (ATLAS) era uma promessa para os céus do hemisfério sul podendo ser um cometa visível até mesmo durante o dia. Porém, havia uma condição: ele deveria sobreviver ao seu encontro rasante com o Sol no dia 13 de janeiro de 2025.


Hoje, 14 de janeiro, podemos ver claramente nas imagens do coronógrafo Lasco C3 que o cometa C/2024 G3 (ATLAS) não foi desintegrado, e continua inteiro (uma peça só) durante sua jornada pelo Sistema Solar interior.

Com isso, devemos ter nos próximos dias um cometa muito brilhante nos céus, favorecendo o Brasil e todo o hemisfério sul do planeta.

magnitude aparente do cometa C/2024 G3 ATLAS em janeiro de 2025
Tabela do site Aerith com edição para incluir mais datas de janeiro e comparação de magnitudes.
Créditos: Aerith         /         Edição: Galeria do Meteorito


Observe o cometa C/2024 G3 logo após o entardecer. Mas aqui vai um aviso muito importante: não arrisque sua observação com binóculos, telescópios, lunetas ou qualquer equipamento astronômico enquanto o Sol estiver acima do horizonte. Um leve erro pode causar cegueira permanente! Tome muito cuidado e observe APENAS após o Sol se pôr.

Olhe na direção do horizonte oeste logo após o pôr-do-Sol. A melhor data para observação fica em torno do dia 22 de janeiro (de preferência até um pouco antes), como mostramos no vídeo abaixo:


Faremos observações do cometa e se o céu colaborar, teremos uma transmissão ao vivo em nosso canal. Fiquem ligados!

E além do cometa visível do Brasil, outras coisas têm chamado atenção nos céus. A onda de avistamentos de OVNIs não para, e continua chamando atenção em várias partes do mundo. No entanto, os objetos avistados parecem ser relativamente maiores do que víamos há algumas semanas. O que está acontecendo?


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
14/01/2025



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.